Rover Curiosity está há 3 mil dias em Marte e a NASA mostra-nos fotos e vídeos do outro mundo

Passaram 3 mil dias desde que o rover Curiosity da NASA explora a superfície do Planeta Vermelho e a agência espacial norte-americana assinala o momento com uma série de imagens.

As imagens que o rover Curiosity enviou desde Marte coloriram os sonhos de milhares de fãs de Star Wars, Star Trek ou John Carter, mas fez mais do que isso. A compreensão de como é o planeta mais próximo de nós – e potencialmente habitável – cresceu a cada foto. Ao chegar ao Planeta Vermelho, em 6 de agosto de 2012, o Curiosity iniciou um empreendimento de seis anos ao lado do Monte Sharp, uma montanha com cinco quilómetros de altura.

Continuando a escalada de seis anos, parou em 18 de novembro de 2020 para usar a câmara do mastro e para tirar uma série de 122 imagens ao longo do 2.946.º dia da missão. As fotos, compostas, formam uma imagem de grande angular da cratera Gale, que tem 160 quilómetros de largura e na qual fica o Monte Sharp.

Marte: Rover Curiosity está há 3 mil dias no Planeta Vermelho [fotos]
A cratera Gale, com 160 quilómetros de largura, abriga o Monte Sharp, que atinge os 5 quilómetros de altura
Por ocasião dos 3 mil dias de missão em Marte, o comunicado de imprensa da NASA descreve a geologia do Monte Sharp. “Os terraços de rocha curvos que definem a área podem formar-se quando há camadas de rocha mais duras e mais suaves numa encosta. À medida que as mais suaves se desgastam, as mais duras formam pequenos penhascos, deixando para trás as formações em forma de escadaria.”

“A nossa equipa de cientistas está animada para descobrir como se formaram e o que significam para o antigo ambiente no interior de Gale”, afirma cientista responsável pelo rover Curiosity, Ashwin Vasavada, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no sul da Califórnia.

Tempestade de areia em Marte, captada pelo Curiosity

Sim, esta imagem animada é de uma selfie do Curiosity para provar que esteve em Okoruso

Nuvens em Marte, captadas no dia 2.405 da missão

LEIA AGORA

As notícias mais lidas de 2019
Alguma vez viu um cão com uma fita amarela amarrada na zona da coleira ou na trela? Este pormenor pode ser uma informação preciosa

A curiosidade matou o gato, mas não desfez esta dúvida: para que serve uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão? [… continue a ler aqui]

Impala Instagram


RELACIONADOS