Mais de sete milhões de somalis à beira da fome devido à seca

Mais de sete milhões de pessoas estão à beira da fome devido à seca catastrófica que atinge várias regiões da Somália, alertou hoje o Departamento das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, citado pela Europa Press.

Mais de sete milhões de somalis à beira da fome devido à seca

Mais de sete milhões de pessoas estão à beira da fome devido à seca catastrófica que atinge várias regiões da Somália. Nessa linha, as Nações Unidas (ONU) estimam que quase metade da população (perto de oito milhões de pessoas) precisa de ajuda humanitária, e que 918 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas em busca de água, comida ou pasto, incluindo grupos minoritários.

Mais de 1.500 migrantes chegaram à costa italiana desde sábado
Mais de 1.500 migrantes chegaram nas últimas horas à costa italiana, onde as forças de segurança resgataram cinco corpos, enquanto dois navios humanitários resgataram mais de 500 náufragos no Mediterrâneo (… continue a ler aqui)

Da mesma forma, a ONU revela que 17 distritos da Somália enfrentam uma forte “possibilidade de fome”, enquanto as colheitas continuam a deteriorar-se, os preços dos alimentos continuam a subir e a entrega de ajuda humanitária está a tornar-se uma tarefa “insustentável”.

A população infantil é a primeira vítima dessa fome: um milhão e meio de crianças sofre de “desnutrição aguda” e uma em cada oito morre no país antes de completar 5 anos, indica a ONU. “Sem aumento da assistência, a seca levará a um êxodo da população, acompanhado de doenças contagiosas e violações de direitos humanos no país”, conclui a ONU.

Impala Instagram


RELACIONADOS