Mãe presa por se juntar ao Estado Islâmico é agora influencer de moda

Tareena Shakil foi a primeira britânica a ser condenada por se juntar ao Estado Islâmico. Depois de seis anos presa, está completamente diferente nas redes sociais.

Tareena Shakil fica para a história como a primeira britânica a ser julgada por viajar para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico. Tudo aconteceu em 2014, altura em que esta mãe apelava, nas redes sociais, para que mais pessoas fizessem o mesmo. No seu telemóvel foram encontradas fotos em que pode ser vista com as vestes do grupo terrorista e com uma metralhadora AK47. No ano seguinte regressou ao Reino Unido e foi então que foi detida. Tendo passado seis anos na prisão.

Leia depois
Escrava sexual do Estado Islâmico obrigada a comer filho de 1 ano

Mas tudo faz parte do passado. Agora, Tareena Shakil está empenhada em ser uma influencer de sucesso. Para isso, conta o Mirror, criou no Instagram uma conta na qual usa o nome The Girl Tam Tam. Os seguidores ainda não chegam aos mil, mas muitas são as fotos nas quais identifica diversas marcas. E recorre a hashtags bastante populares entre as influencers. Na conta, em que diz ser de “força” e “motivação”, Tareena partilha ainda fotos de viagens a países como Espanha, Itália e Marrocos.

Tareena Shakil foi condenada a seis anos de prisão

Conta o jornal que Tareena tinha 26 anos quando deixou Birmingham para viajar para a Síria. Era neste país que vivia numa casa com várias mulheres, enquanto aguardava para casar com um estrangeiro também radicalizado. Acabou por viajar para a Turquia de modo a regressar ao Reino Unido. Foi nessa altura que foi detida. Mesmo tendo apresentado a desculpa de que tinha sido raptada.

“Quero mostrar às pessoas que podem ultrapassar tempos complicados”

Livre desde 2019, Tareena já descreveu o processo de reversão da radicalização como sendo um “longo caminho”. “Aprendi com os meus erros e cumpri o meu castigo”, diz ao jornal. “Quero mostrar às pessoas que podem ultrapassar tempos complicados, mesmo quando parece impossível”, acrescenta.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS