Mãe de grávida em morte cerebral recorda o dia em que Catarina «verteu uma lágrima»

Nasceu o bebé Salvador, filho da jovem que está em morte cerebral desde dezembro do ano passado. A mãe de Catarina Sequeira revela os meses que antecederam o parto.

Nasceu, esta quinta-feira, 28 de março, o bebé da jovem canoísta que está em morte cerebral desde dezembro do ano passado, no Hospital de São João, no Porto. A mãe de Catarina Sequeira, Maria de Fátima Branco, esteve no Programa da Cristina, da SIC, para «homenagear a filha pelo que era e pela mãe que iria ser».

«Não quero partilhar a minha dor, não estou aqui para isso. Quero, sim, homenagear a minha filha e encerrar este capítulo», conta. Este foi um processo longo, e para o qual «nenhuma mãe está preparada». Com apenas 26 anos, e grávida de três meses, Catarina Sequeira foi internada a 20 dezembro de 2018, depois de sofrer um ataque de asma. Durante esses dias, a mãe de Catarina ia visitá-la ao hospital e «falava com o corpo». «Disse-lhe: ‘Catarina, vamos fazer um negócio. Tu vens para aqui e eu vou para aí (cama do hospital). Nesse dia, ela verteu uma lágrima», recorda Maria de Fátima Branco, acrescentando ainda que «tenho a certeza que foi nesse dia que ela morreu».

A morte da jovem foi confirmada no dia 26 de dezembro, mas a equipa médica decidiu mantê-la viva para dar ao feto a oportunidade de se desenvolver. Para poder avançar com a decisão de manter a jovem ligada ao suporte de vida, a família de Catarina reuniu-se com a Comissão de Ética daquela unidade de saúde, no Porto.

Apesar dos riscos, a família decidiu seguir este caminho. «A Catarina era uma miúda independente e responsável e doeu-me muito ter que decidir o futuro dela e do filho», sublinha Maria de Fátima. A decisão tomada também teve em conta o pai do bebé, Bruno, que «sempre quis viver a paternidade». «Foi mais a pensar no Bruno que nós tomámos esta decisão. Ele sempre quis ser pai.»

Este é um momento de muitas emoções para Maria de Fátima: «É uma mistura de sentimentos: revolta, amor e ódio». «Hoje é o dia da despedida da visão da Catarina, dela despedi-me no dia 26 de dezembro.»

O parto estava inicialmente previsto para esta sexta-feira, 29 de março, mas foi antecipado devido a algumas complicações. A mãe de Catarina Sequeira ainda não viu o bebé: «Primeiro tenho de deixar partir uma pessoa para receber outra. Tenho uma alegria amarga e não quero conhecer o meu neto com esta amargura».

O bebé nasceu com cerca de 1,6 quilos, com 27 semanas, e está internado no Serviço de Neonatologia, do Hospital de São João. O funeral de Catarina Sequeira será nesta sexta-feira, às 14h30, em Crestuma.

LEIA MAIS
Nasceu o bebé da mulher em morte cerebral. Parto foi de urgência e bebé estava «em complicações»
Bebé-milagre | «Pai acompanhou todo o processo e está com o filho desde o parto»

 

Impala Instagram


RELACIONADOS