Macron e Le Pen: quem são as cara-metade dos candidatos ao Eliseu?

Conheça Louis Aliot, companheiro de Marine Le Pen e Brigitte Trogneux, mulher de Emmanuel Macron. Franceses elegem presidente da República a sete de maio.

Louis Aliot, companheiro de Marine Le Pen e Brigitte Trogneux, mulher de Emmanuel Macron, são também figuras polémicas na sociedade francesa. Brigitte é protagonista de uma história de amor atípica e Aliot tem origens estrangeiras, mas mantém uma relação com a candidata conhecida pelas suas ideologias anti-imigração. 

 

Brigitte Trogneux: de professora a “candidata” primeira-dama de França

A história de amor que une Emmanuel Macron e Brigitte Trogneux tem estado em grande destaque nas últimas semanas. Aquele que se poderá tornar, no próximo dia 7 de Maio, o mais jovem presidente da França, com 39 anos, viveu uma paixão atípica que começou na adolescência.

Emmanuel Macron conheceu Brigitte Trogneux quando tinha 15 anos. Ela era professora dele e tinha 40 anos. Em entrevista a um canal de televisão francês, Brigitte contou que, dois anos depois de se terem visto pela primeira vez, em 1993, Emmanuel disse “pode fazer o que quiser, mas eu vou-me casar consigo!”.

Doze anos depois, em 2007, a previsão dele confirmou-se e casaram-se.

Quando se conheceram, Brigitte era casada e mãe de três filhos, sendo que um deles era amigo de Macron. Quando se aproximaram, os 24 anos que os separaram foi motivo para recear que Brigitte fosse acusada de assédio sexual pelos pais do candidato a presidente, que não viam com bons olhos a relação de ambos. Já os filhos de Brigitte nunca se opuseram ao envolvimento.

Pouco depois do casamento, a “candidata” a primeira-dama deixou o ensino e dedicou o tempo a apoiar o marido na vida política. Amigos do casal afirmam que Brigitte é extremamente inteligente e o braço direito do marido até no que se refere às decisões políticas que tem tomado nos últimos anos.

Quem é o Louis Aliot, marido de Marine Le Pen?

Louis Aliot, o companheiro de Marine Le Pen, conhecida pelas suas ideias anti-imigração, é filho de pais argelinos e judeus. Nasceu em Toulouse, no Sul de França, e estudou direito, tal como Marine Le Pen.

Advogado, divorciado, pai de dois filhos fruto do seu único casamento, entrou na vida sentimental da candidata a presidente da República de França há três anos, depois de Marine ter terminado o seu segundo casamento e a sua terceira relação oficial.

Segundo o jornal The Telegraph, Louis Aliot já sofreu consequências por causa do extremismo da mulher. Há três anos, dois ativistas gays colocaram, alegadamente, laxante no vinho de Aliot, tendo-o feito passar por uma situação humilhante.

Aliot foi também, várias vezes, acusado de ser homossexual, o que levou Marine a publicar, em 2014, uma fotografia na rede social Twitter, na qual beijava apaixonadamente o namorado.

A opinião pública francesa tem sido dura com Aliot, devido às suas origens. Os argelinos, por exemplo, veem no namorado de Marine Le Pen um alvo a abater. A comunidade argelina em França representa 3,1% da população (cerca de 1,8 milhões).

Texto: Cynthia Valente | Fotos: Reuters

Impala Instagram


RELACIONADOS