Ligação entre amianto e cancros na PJ de Braga investigada

Autoridade de saúde investiga qualidade do ar no edifício da PJ de Braga. Sindicato conta 12 doentes oncológicos em 10 anos com possível ligação a amianto nas instalações da força policial.

Ligação entre amianto e cancros na PJ de Braga investigada

A anormal incidência de casos de cancro detetados entre os inspetores da Polícia Judiciária (PJ) de Braga levou a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) a enviar uma participação à Provedoria de Justiça, que levou, na segunda-feira, 20 de julho, a uma fiscalização do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), a fim de verificar a qualidade do ar no edifício motivada pela presença de amianto na estrutura de amianto.

LEIA DEPOIS
Manuais escolares digitais em apenas 10 escolas do País para o ano

Amianto poderá ser a causa de pelo menos 12 casos de cancro

Nos últimos 10 anos, houve pelo menos 12 casos de cancro, com algumas mortes de pessoas que trabalharam no Departamento de Investigação Criminal da PJ de Braga. Os casos de doença oncológica registados em polícias que trabalhavam diariamente naquelas instalações de Braga alarmou os efetivos da PJ. A ASFIC recorreu por isso à Provedoria de Justiça por acreditar na relação entre os casos de doença e o amianto presente em vários edifícios devolutos existentes à volta do departamento.

LEIA AGORA
Jorge Jesus chora na despedida do Flamengo: «Tenho de me aguentar, não é?» [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS