Utentes de lar de Melgaço beijaram cruz porque diretora achou que «era um risco controlado»

Diretora do Centro Paroquial de Paderne, Lurdes Gonçalves, deu uma cruz a beijar a 17 utentes da instituição por achar que se tratava de «um risco controlado».

Utentes de lar de Melgaço beijaram cruz porque diretora achou que «era um risco controlado»

No domingo de Páscoa, Lurdes Gonçalves deu uma cruz a beijar aos utentes do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço. A ação foi divulgada num víde onde a diretora do lar oferecia a cruz aos 15 utentes para que cada um pudesse beijá-la. Antes de passar de um idoso para outro, porém, desinfetava o objeto de culto. O vídeo provocou uma avalancha de críticas nas redes sociais e foi apagado pela própria IPSS.

LEIA DEPOIS
Sobe para 20 número de mortes no Lar da Misericórdia de Aveiro

Ofereceu a cruz para ser beijada pelo utentes por lhe ter custado «ver os utentes em sacrifício sem poder ver a família» na Páscoa

Lurdes Gonçalves aceita «todas a críticas em relação a este gesto, inteiramente» da responsabilidade dela. «Analisando friamente a situação, era desnecessário. Pensei muito com o coração e menos com razão e deixei-me levar pelo sentimentalismo da época. Custou-me ver os utentes em sacrifício sem poderem ver a família e viver a Páscoa. Quis fazer-lhes uma surpresa», justificou.

«Famílias ficaram muito agradadas e agradeceram a iniciativa»

Além dos 15 utentes internados, o Centro Paroquial de Paderne presta ao domicílio a outros quatro idosos. «Em casa de cada utente, passei álcool gel e eles usaram máscara para beijar a cruz. Quando entrei para a instituição, desinfetei tudo e achei desnecessário dar máscara, porque os utentes estão confinados há muito tempo. Tive o cuidado de passar álcool gel de um para outro. Foi uma falha publicar o vídeo para o público. A nossa intenção era publicar para os familiares dos utentes. As famílias ficaram muito agradadas e agradeceram a iniciativa», cita o JN.

LEIA MAIS
Centenas de cadáveres em casa à espera de funeral

Impala Instagram


RELACIONADOS