Homem passa 28 anos preso por crime que não cometeu: “Há muito para ser feliz”

Foram quase três décadas atrás das grades por um crime que sempre disse não ter cometido. Apesar do erro grosseiro, não vai ter direito a qualquer indemnização.

Lamar Johnson tinha 21 anos quando foi condenado a prisão perpétua pelo homicídio de Marcus Boyd. Uma testemunha garante tê-lo visto no local do crime, o homem sempre disse ser inocente e explicou que estava muito longe e na companhia da namorada. Já preso e sem esperanças, começou a escrever cartas a várias igrejas. Uma delas foi dirigida acabou nas mãos de Ginny Schrappen, que assume ter ficado “impressionada” pela caligrafia. Foi então que começaram a trocar cartas… durante mais de duas décadas. Pelo meio, várias visitas à prisão que solidificaram a amizade.

Ler depois
Polícia está a prender inocentes e a culpa é da Inteligência Artificial

No final do ano passado, chegou aquilo que poucos acreditavam: uma confissão do homicídio de Boyd. James Howard – que cumpre prisão perpétua por outro assassinato – foi chamado pela defesa de Lamar e confessou ser o responsável pela morte. Além disso, a testemunha ocular assumiu ter sido pressionada pelos inspetores a colocar Lamar no local do crime. Tudo isto resultou na decisão do juiz David Mason de anular a condenação e ordenar a ilibação total de Lamar Johnson. Assim, 28 de anos depois, voltou a ser livre.

“Se ficas cego de raiva, vais trocar uma prisão por outra”

Mal saiu da prisão, quis ver uma pessoa especial: a amiga que nunca deixou de acreditar nele! Foi defendido pelo grupo Innocence Project, uma organização sem fins lucrativos que luta para libertar pessoas inocentes da prisão. Porém, não vai receber qualquer indemnização. Como tal, uma página de angariação de fundos já arrecadou mais de meio milhão de euros para que o homem possa recomeçar a vida. Lamar garante que, apesar da injustiça que sofreu, vai seguir em frente sem ressentimentos. “Se ficas cego de raiva, vais trocar uma prisão por outra”, disse. “Por mais que tenha havido muitos contratempos ao longo dos anos, há muito para ser feliz e grato”, conclui.

Junte-se a nós no Facebook

Fotos: Reprodução & GoFundMe

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS