Justiça sueca encerra investigação por violação contra Julian Assange

As autoridades suecas decidiram encerrar as investigações a um alegado caso de violação de que era acusado o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está preso no Reino Unido.

Justiça sueca encerra investigação por violação contra Julian Assange

As autoridades suecas decidiram encerrar as investigações a um alegado caso de violação de que era acusado o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, preso no Reino Unido. Em maio deste ano, a justiça tinha reaberto uma investigação preliminar a um caso de alegada violação imputada a Julian Assagen, que remontava a 2010 e que tinha sido abandonada em 2017.

LEIA DEPOIS
Julgamento Alcochete: 23 arguidos «estiveram quatro horas presos ilegalmente»

Julian Assagen é acusado de espionagem e conspiração por ter acedido e divulgado documentos secretos

“Quero informar a minha decisão de interromper a investigação preliminar”, disse hoje a vice-procuradora sueca Eva-Marie Persson, numa conferência de imprensa, em Estocolmo, acrescentando que “todos os atos de inquérito foram esgotados (…) sem permitirem as evidências necessárias para uma condenação”. Em abril, Assage foi detido em Londres, à saída da embaixada do Equador depois de Quito lhe ter retirado o estatuto de exilado de que beneficiava há sete anos, acusado de não ter comparecido a uma audiência em tribunal relacionada precisamente com o caso em investigação na Suécia.

Permanece detido no Reino Unido e defende-se de um pedido de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem e conspiração por ter acedido e divulgado documentos secretos.

LEIA MAIS
Joacine Katar Moreira: A gaguez é o mínimo, o pior é ser considerada «imbecil»
Julgamento Rosa Grilo | Alegações finais nas mãos dos advogados

Impala Instagram


RELACIONADOS