Julgamento dos atentados de novembro de 2015 em Paris entra nas alegações finais

O Ministério Público francês inicia esta quarta-feira três dias de alegações finais no julgamento dos atentados de 13 de novembro de 2015, em Paris, onde Salah Abdeslam e outros 19 arguidos respondem pela morte de 130 pessoas.

Julgamento dos atentados de novembro de 2015 em Paris entra nas alegações finais

O Ministério Público francês inicia esta quarta-feira três dias de alegações finais no julgamento dos atentados de 13 de novembro de 2015, em Paris, onde Salah Abdeslam e outros 19 arguidos respondem pela morte de 130 pessoas. Os três representantes da Procuradoria Nacional de Antiterrorismo, Camille Hennetier, Nicolas Braconnay e Nicolas Le Bris, vão revezar-se para demonstrar as responsabilidades dos 14 arguidos presentes perante o tribunal parisiense e dos outros seis julgados na sua ausência (incluindo cinco quadros do Estado islâmico presumivelmente mortos).

Doze pessoas enfrentam prisão perpétua, incluindo o único membro vivo dos comandos jihadistas, Salah Abdeslam.

Na abertura do julgamento a 08 de setembro, apresentou-se como um “combatente pelo Estado islâmico”. Os ataques, disse o francês de 32 anos uma semana mais tarde, foram apenas uma resposta aos bombardeamentos franceses na Síria e no Iraque: “Nada pessoal”.  Alguns meses mais tarde, o homem que se tinha mantido em silêncio durante os cinco anos de investigação disse ter “desistido da humanidade”, para ativar o seu cinto de explosivos num bar no 18.º distrito de Paris. Em seguida, pediu desculpa às vítimas.

Contudo, a acusação, que sempre favoreceu a tese de mau funcionamento do cinto em vez da sua renúncia, mostrou-se cética em relação à sua versão, considerando o depoimento “incongruente”. Os três procuradores reconstruirão primeiro o puzzle de um arquivo monumental e solicitarão então sentenças. Segundo a AFP, não deverá haver surpresas nos argumentos finais, que deverão durar cerca de 15 horas no total, já que o caso pouco mudou nos mais de 130 dias de audições.

As alegações finais dos procuradores seguem-se a duas semanas de intervenções dos assistentes do processo, nas quais os advogados voltaram àquela noite em Paris e Saint-Denis: bombistas suicidas a explodir em frente ao Stade de France e comandos a disparar sobre os terraços de cafés e restaurantes e contra a multidão num concerto no Bataclan. Após os argumentos finais, a palavra será dada à defesa a partir de 13 de junho. O veredicto é esperado a 29 de junho.

 

Covid-19: Pequim levanta restrições

A cidade de Pequim anunciou hoje o levantamento de muitas restrições impostas devido à covid-19, após um mês de receios de confinamento para os 22 milhões de habitantes da capital chinesa (…continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS