Jovens salvos da gruta na Tailândia foram sedados para não entrarem em pânico

Jovens salvos da gruta na Tailândia, em junho de 2018, foram sedados com cetamina, conhecida como droga da violação, para não entrarem em pânico durante a operação de salvamento.

Jovens salvos da gruta na Tailândia foram sedados para não entrarem em pânico. Os médicos que cuidaram do grupo de rapazes e do seu treinador durante o resgate da gruta revelaram que anestesiaram os jovens com cetamina – conhecida como droga da violação – para evitar que estes entrassem em pânico durante a operação de resgate. A informação foi revelada por 3 dos médicos e um anestesista numa carta enviada e publicada no New England Journal of Medicine.

Na altura da complexa operação já era conhecido que os jovens haviam sido sedados, mas as autoridades nunca revelaram muitos detalhes acerca do processo nem sobre o medicamento que fora administrado. Agora, passado cerca de 8 meses, os médicos revelam que o fármaco administrado foi cetamina, mas não revelam a dose.

De acordo com os médicos, o uso de cetamina serviu para, além de acalmar os rapazes, diminuir o risco de hipotermia à saída da gruta, uma vez que o fármaco ajuda a diminuir os arrepios e impede a diminuição da temperatura corporal. Sabe-se, por exemplo, que o segundo menino a ser retirado da gruta, tinha uma temperatura corporal de apenas 35 graus.

Recorde-se que o grupo de jovens e o seu treinador de futebol ficaram presos a 23 de junho de 2018, numa gruta em Tham Luang, na Tailândia. Chuvas torrenciais inundaram algumas câmaras da gruta, o que fez com que o grupo deixasse de conseguir sair pelo seu próprio pé, obrigando à complexa missão de resgate que só conseguiu retirar o grupo mais de duas semanas depois.

Cetamina foi utilizada pela primeira vez como sedativo em 1962

A cetamina foi utilizada pela primeira vez como sedativo e analgésico no ano de 1962 nos soldados norte-americanos que lutavam no Vietname. Devido aos efeitos alucinogénios, a cetamina ganhou má reputação, ficou associada ao consumo recreativo e é vulgarmente conhecida como a droga da violação.

LEIA MAIS

Mulher tinha abelhas nos olhos a alimentar-se das suas lágrimas

Previsão do tempo para sábado, 6 de abril

Impala Instagram


RELACIONADOS