Jovem morre após 112 desvalorizar queixas: «Não te oiço a asfixiar»

Aitor García Ruiz entrou em morte cerebral e, quatro dias depois, morreu.

Jovem morre após 112 desvalorizar queixas: «Não te oiço a asfixiar»

A mãe de Aitor García Ruiz ligou para o INEM112, em Madrid – quando o filho, de 24 anos, lhe disse que não conseguia respirar. Quem atendeu a chamada do outro lado da linha não deu importância e, quatro dias depois de ter entrado em morte cerebral, Aitor morreu.

LEIA DEPOIS
Mãe da jovem agredida por colega em Campo Maior conta versão da filha

A autópsia apurou que o jovem sofreu uma embolia pulmonar. Os pais do jovem acusam o serviço de emergência de não ativar o protocolo adequado ao não ter enviado uma ambulância no dia 14 de janeiro de 2018. Esta quinta-feira, 7 de novembro, numa conferência de imprensa organizada pela Associação de Defesa do Paciente, foi ouvida a primeira gravação da chamada.

Na conversa é possível ouvir a mãe de Aitor a dizer que o filho não consegue respirar e o paramédico a pedir para falar com o jovem. Após passar o telemóvel e o jovem repetir o que a progenitora disse, o homem refere: «não te oiço a asfixiar». Ao longo da conversa, Carmen Ruiz foi questionada sobre se o filho estava a fazer tratamento psiquiátrico.

Jovem «não voltou a abrir os olhos» após conversa com paramédico

Após desligar a chamada, Carmen Ruiz viu o filho perder os sentidos. «Não voltou a abrir os olhos», revelou ao El Mundo. «Gastou o pouco ar que lhe restava a dizer que estava a asfixiar. Mal desliguei o telefone perdeu os sentidos.» Depois de uma nova chamada para o INEM, uma ambulância chegou. «Não podemos ter a certeza de que o meu filho se podia ter salvado, mas o que é certo é que se perdeu a oportunidade para que vivesse», lamentou o pai do jovem.

Os pais de Aitor exigem uma indemnização de 175 mil euros à Comunidade de Madrid, pela morte do filho. A Comunidade de Madrid assegurou ao El Mundo que tudo foi feito corretamente e que a conversa com o paramédico não determinava que o jovem estivesse a asfixiar. Carlos Sardinero, advogado do casal, pretende que os áudios da chamada sejam ouvidos em tribunal.

LEIA MAIS
Portugueses são dos europeus menos satisfeitos com a vida

Impala Instagram


RELACIONADOS