Jovem desaparecido na Coreia do Norte foi libertado

Jovem estudante, de 29 anos, estava desaparecido desde 27 de junho deste ano.

Jovem desaparecido na Coreia do Norte foi libertado

O jovem australiano que desapareceu há duas semanas na Coreia do Norte, Alek Sigley, encontra-se seguro na China, após ter sido libertado pelas autoridades de Pyongyang, confirmou esta quinta-feira, 4 de julho, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison. «Sabemos que está em segurança», afirmou Morrison ao Parlamento, em Camberra.

Segundo o portal de notícias NK News, especializado em informações sobre a Coreia do Norte, Sigley está na China e deve viajar para Tóquio durante o dia de hoje. O jovem universitário, de 29 anos, que fazia um mestrado em literatura coreana na universidade Kim Il-sung, em Pyongyang, foi libertado após mediação pela diplomacia sueca.

«As autoridades suecas informaram-nos que se reuniram com altos funcionários da Coreia do Norte e levantaram a questão do desaparecimento de Alek», disse o primeiro-ministro. «Fomos informados de que a Coreia do Norte o libertou e que ele deixou o país e posso confirmar que chegou em segurança», acrescentou.

Jovem foi dado como desaparecido quando deixou de responder a mensagens através do WhatsApp

A família de Alek Sigley deu o alerta do seu desaparecimento em 27 de junho, porque deixou de responder a mensagens através do WhatsApp. Sigley organizava também visitas ao país hermético e, através da sua conta no Twitter, partilhava a sua vida como estudante em Pyongyang.

A sua última partilha, no dia 24, revelava imagens do hotel Ryugyong, um gigantesco edifício inacabado, que começou a ser construído na capital norte-coreana, no final dos anos 80.

LEIA MAIS
Mulher escocesa garante que filho é um extraterrestre
Previsão do tempo para quinta-feira, 4 de julho

Impala Instagram


RELACIONADOS