Queima das Fitas do Porto: Jovem acusa agentes da PSP de lhe terem partido perna

Jovem descreve o momento da alegada agressão.

Queima das Fitas do Porto: Jovem acusa agentes da PSP de lhe terem partido perna

Um jovem de 21 anos acusou esta quinta-feira, 9 de maio, agentes da PSP do Porto de lhe terem partido a perna direita, na sequência de um desacato à saída do Queimódromo, no Porto, onde está a decorrer a Queima das Fitas. Em declarações à Lusa no Hospital Santo António, no Porto, para onde foi transferido após ter sido primeiro assistido no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, Rúben Soares explicou ter «partido a tíbia e o perónio» da perna direita em resultado da agressão.

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para sexta-feira, 10 de maio

Descrevendo o sucedido, Rúben Soares disse que a situação ocorreu «cerca das 06:00 quando a polícia fez um cordão para acompanhar a saída dos estudantes do Queimódromo» e que reagiu ao facto dos agentes da autoridade terem «adotado uma postura mais agressiva» em resposta a um grupo de jovens que resistia a «sair por onde a polícia queria».

«Dirigi-me então a um polícia que conheço perguntando-lhe se aquela agressividade fazia sentido», obtendo como resposta «dois socos na cara» e a «uma biqueirada» que lhe provocou «a fratura da perna», relatou. No chão, Rúben Soares viu-se «rodeado por polícias» que «impediram» que fosse «ajudado» pelas outras pessoas que se aperceberam do incidente, adiantou.

«Deixaram passar duas ambulâncias do INEM e só me deixaram entrar na terceira», acusou ainda o jovem, que teve de ser «suturado com quatro pontos na face» e que pelas 20:30, quando falou à Lusa, aguardava «para ser operado à perna».

Segundo Rúben Soares, o incidente deu-se «ainda no interior do recinto onde está a decorrer a Queima das Fitas do Porto» e que as câmaras «filmaram a agressão», tendo revelado que o seu advogado, Elton Franco, «já pediu o acesso às imagens» para preparar a queixa.

Elton Franco disse que vai esperar que Rúben Soares tenha alta hospitalar e, acompanhado do relatório médico, «preparar a queixa». A Lusa contactou o Comando Metropolitano da PSP do Porto que não fez comentários.

LEIA MAIS

Este parque vai ter uma zona para vender droga

Queima das Fitas do Porto: Barracas encerradas, vídeos de nudez e Rui Moreira abandona cortejo

Impala Instagram


RELACIONADOS