Adolescente sofre acidente de bicicleta e passa a falar alemão

Depois de cair da bicicleta e de perder os sentidos, Hannah Jenkins deixou de saber falar inglês. Apesar da sua língua materna ser o alemão, Hannah falava inglês no seu dia-a-dia.

Adolescente sofre acidente de bicicleta e passa a falar alemão

A adolescente foi levada para o Royal Bershire Hospital, no Reino Unido e foi lá que foi identificada, através dos documentos que trazia na carteira. Quando acordou, Não percebia o que os médicos lhe diziam. “Não conseguia entender nada. Senti como se tivesse acordado num país estrangeiro”, recorda a jovem que socfreu o acidente de bicicleta. Os médicos não entendiam por que é que ela não os percebia. Nos documentos indicava que a trabalhava e vivia no Reino Unido praticamente desde sempre.

Para ler depois
Homem encontrado vivo “9 anos depois de ter sido cremado”
Naturalmente, tratou-se de um caso de identidade trocada, mas a verdade é que a notícia de que fora encontrado vivo um homem cremado 9 anos antes acabou numa incrível história feliz (… continue a ler aqui)

Depois de a família ter sido avisada, a irmã de Hannah começou a falar em alemão e a jovem conseguiu entender. O acidente apagou o inglês do seu cérebro e manteve o alemão que aprendeu em criança. “O Alemão foi a primeira língua que aprendi. Quando estávamos em família, usávamos o alemão para manter a língua viva nas nossas cabeças.”

Ciência explica o sucedido

O neurocirurgião, Colin Shieff, afirma que Hannah estava a passar por uma perda de linguagem secundária. “O cérebro é muito sensível e qualquer coisa que tenha a capacidade de perturbar as suas funções pode afetar as ações dele”, diz Shieff à BBC. Como várias partes do cérebro estão relacionadas com a fala e a linguagem, qualquer tipo de lesão pode afetar a fluência da fala e o vocabulário adquirido.

Após o acidente de bicicleta

O acidente acabou por mudar a vida da jovem. Deixou de poder comunicar com o namorado que é inglês. A comunicação passou a ser estabelecida pela irmã que traduzia o que Hannah dizia em alemão para inglês. O namorado deixou mesmo de trabalhar durante 18 meses, para se dedicar à recuperação de Hannah.

Ao longo do tempo, a jovem foi recuperando o inglês. «De manhã estou bem, mas à tarde o cansaço é muito e passo a pensar e a falar em alemão», afirma. Para além da mudança de idiomas, a jovem reconhece que mudou alguns traços na sua personalidade. Hannah afirma que já não é tão paciente.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS