Jornalista russa multada novamente por criticar guerra

Uma ex-jornalista da televisão estatal russa que se despediu depois de fazer um protesto em antena contra a guerra da Rússia na Ucrânia foi hoje multado em 50.000 rublos (cerca de 793 euros) por descredibilizar militares.

Jornalista russa multada novamente por criticar guerra

A jornalista Marina Ovsyannikova foi acusada ao abrigo de uma lei promulgada após a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, que penaliza declarações contra os militares, uma condenação punível até 15 anos de prisão. A multa foi aplicada pelos seus comentários num tribunal onde a figura da oposição Ilya Yashin foi detida, enquanto aguardava julgamento por disseminar informações falsas sobre os militares.

Libertada jornalista russa que mostrou cartaz contra a guerra na TV
A jornalista russa Marina Ovsiannikova, famosa por ter aparecido na televisão com um cartaz contra a ofensiva russa na Ucrânia, disse ter sido libertada após algumas horas de detenção na Rússia (… continue a ler aqui)

O órgão de informação Meduza, com sede na Letónia, que cobre a atualidade na Rússia, disse que Ovsyannikova apelidou a invasão da Ucrânia de “crime horrível”. Anteriormente, a jornalista já tinha sido multada em 30.000 rublos (cerca de 476 euros) por ter empunhado um cartaz antiguerra durante o noticiário da noite de 14 de março transmitido no canal estatal One.

 Jornalista já tinha sido multada em cerca de 476 euros

Em russo, o cartaz dizia: “parem a guerra, não acreditem na propaganda, eles estão a mentir-vos aqui”. Em inglês, estava escrito: “não à guerra” no topo e “russos contra a guerra” em baixo.

“Ninguém estará em segurança” com Putin no poder, diz biógrafo John Sweeney
O jornalista britânico John Sweeney, autor de um livro biográfico sobre Vladimir Putin, acredita que “ninguém estará em segurança” enquanto o presidente russo continuar no poder, e avisa que a guerra na Ucrânia é uma lição de democracia (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS