Jornalista afegã ligada aos direitos das mulheres morta a tiro

Mina Mangal, jornalista que desenvolvia vários temas sobre os direitos das mulheres, foi morta a tiro, no sábado passado, quando ia para o trabalho.

Jornalista afegã ligada aos direitos das mulheres morta a tiro

Mina Mangal foi assassinada a tiro na manhã deste sábado, 11 de maio, quando se dirigia para o trabalho, em Kabul. A jornalista era conhecida por fazer vários trabalhos sobre os direitos das mulheres.

Segundo a Al Jazeera, a jornalista foi atingida a tiro por dois homens enquanto esperava por uma boleia que a levaria para a câmara baixa do parlamento, onde era conselheira cultural.

A Radio Free Europe/Radio Liberty revela ainda que os atacantes antes de dispararem sobre Mangal, deram vários tiros para o ar para dispersar a população que se encontrava naquele local. Depois de balearem a jornalista, os suspeitos fugiram de mota. Para já, o ataque ainda não foi reivindicado e a polícia ainda não tem suspeitos.

Mina Mangal desenvolvia matérias relacionadas sobretudo sobre os direitos das mulheres. Defendia a educação feminina e lutava contra a prática de casamentos forçados. A jornalista ter-se-à divorciado este ano do homem com quem foi obrigada a contrair matrimónio, em 2017.

A agência Reuters avança que Mangal estaria a ser alvo de ameaças de morte nos últimos tempos. O crime ocorre num momento em que decorrem negociações entre os Estados Unidos e os Talibã sobre a saída dos norte-americanos do Afeganistão. Os Talibã são também conhecidos por defenderem que as mulheres não podem trabalhar, estudar ou sair de casa sem estarem acompanhadas por um homem.

LEIA MAIS

Piloto mata 3 pessoas e é detido antes de iniciar voo

Toureiro limpa as lágrimas do touro e depois mata-o [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS