Joaquin Phoenix eleito Pessoa do Ano pela PETA

O candidato aos Óscares vence por colocar em primeiro plano os animais em sofrimento

Joaquin Phoenix eleito Pessoa do Ano pela PETA

Joaquin Phoenix, que este ano se distinguiu pela sua performance no filme Joker, foi nomeado Pessoa do Ano da Peta em 2019.  Vegan desde os três anos, quando viu um peixe ser capturado e morto, Phoenix junta-se a galardoados anteriores, tais como Ricky GervaisPamela Anderson e o falecido Sir Roger Moore.

LEIA DEPOIS
Alcochete: Adjunto de Jesus acusa Bruno de Carvalho de alterar hora do treino

Em 2018, Phoenix surgiu nos outdoors Somos todos animais da PETA EUA em Times Square, em Nova York, e em Sunset Boulevard, em Los Angeles, juntou-se a legisladores da Califórnia para anunciar legislação que proíbe circos itinerantes de animais selvagens e acariciou uma galinha morta enquanto dirigia uma cerimónia de homenagem na Marcha do Dia Nacional dos Direitos dos Animais em Hollywood.

É o produtor executivo de The Animal People, um documentário que segue ativistas dos direitos dos animais que foram reprimidos por poderosos interesses da indústria. Confortou porcos, dando-lhes água a beber na última paragem antes de entrarem num matadouro em Los Angeles. «Não quero causar dor a outra criatura viva e empática», explicou ele durante a sua digressão publicitária de Joker. «Não lhes quero tirar os bebés. Não quero que sejam confinados e engordados apenas para serem abatidos. É absurdo e bárbaro.»

«Joaquin Phoenix nunca perde uma oportunidade para desviar as atenções que recaem sobre ele e focalizá-las no sofrimento dos animais e dar um ótimo exemplo do que significa ser vegan», diz Ingrid Newkirk, fundadora da PETA. O ator está assim na lista de individualidades distinguidas pela PETA, integrada por Papa Francisco, Oprah Winfrey e Anjelica Huston.

Texto: Sílvia Abreu

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 5 de dezembro

Impala Instagram


RELACIONADOS