Já há famílias «avaliadas e selecionadas» para receber bebé encontrado no lixo

Mãe de recém-nascido está em prisão preventiva e é indiciada de homicídio qualificado na forma tentada.

Já há famílias «avaliadas e selecionadas» para receber bebé encontrado no lixo

O bebé que foi encontrado num ecoponto em Lisboa, poderá ser recebido por uma família de acolhimento no dia em que tiver alta hospitalar. A diretora da Unidade de Adoção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa revela que o processo de acolhimento será rápido, uma vez que já existem famílias sinalizadas.

LEIA DEPOIS
Pediatra que infetou 900 crianças com vírus HIV já foi detido

Isabel Pastor assegura que têm recebido vários telefonemas de famílias que estão disponíveis para cuidar do bebé. O mais provável será a criança ser entregue a uma das famílias já «avaliadas e selecionadas», garante, em declarações à Renascença.

«A partir do momento em que a decisão judicial seja de acolhimento em família de acolhimento e que o bebé tenha alta o processo é muito rápido…podendo acontecer no próprio dia», explica. No caso de o pai do recém-nascido aparecer, Isabel Pastor garante que seria entregue ao progenitor.

«As crianças devem viver e crescer com a sua família. Só na ausência dos próprios pais ou de um familiar cuidador é que se recorre ao acolhimento familiar temporário ou em definitivo. Neste último caso, cortam-se os laços de filiação com a família biológica e a criança é adotada», acrescenta.

Advogados pedem libertação de mãe de recém-nascido

O bebé encontrado junto a Santa Apolónia continua internado na Maternidade Alfredo da Costa por prevenção. A mãe, que vivia na rua, aguarda julgamento em prisão preventiva e está indiciada de homicídio qualificado na forma tentada.

Um grupo de advogados entregou no Supremo Tribunal de Justiça um pedido de «habeas corpus» para libertar a mulher suspeita de abandonar o filho. O anúncio foi feito nas redes sociais por Varela de Matos, um dos candidatos a bastonário da Ordem dos Advogados. Os juristas garantem que não está em causa um crime de tentativa de homicídio, mas sim de exposição e abandono, «que nem sequer permitiria prisão preventiva».

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 13 de novembro

Impala Instagram


RELACIONADOS