A investigadora que conseguiu captar a imagem do buraco negro

Katie Bouman, de 29 anos, desenvolveu um algoritmo que permitiu captar a imagem do buraco negro da galáxia M87.

A investigadora que conseguiu captar a imagem do buraco negro

Katie Bouman tem 29 anos e criou um algoritmo que permitiu captar a imagem do buraco negro da galáxia M87. A primeira imagem de sempre de um buraco negro foi revelada, esta quarta-feira, 10 de abril, em Bruxelas por um grupo de cientistas financiados pela União Europeia, manifestamente orgulhosos por «confirmarem» a teoria da relatividade de Albert Einstein.

A investigadora criou um algoritmo quando ainda estudava Ciência da Computação e Inteligência Artifical no MIT (Massachusetts Institute of Technology). A rede global de telescópios, conhecida como o projeto Event Horizon Telescope (EHT), produziu, ao longo de vários anos, milhões de gigabytes de dados que permitissem capturar a imagem de um buraco negro.

Através do tratamento desses dados, emitidos por um conjunto de oito radiotelescópios terrestres, fez-se história. O algoritmo de Katie Bourman contribuiu para esse feito.

«Desenvolvemos formas de gerar dados sintéticos, usamos algoritmos diferentes e testamos para ver se conseguíamos recuperar uma imagem», explicou a jovem investigadora à CNN.

O resultado do trabalho de Katie Bourman e de mais de 200 investigadores permitiu provar aquilo que Albert Einstein tinha previsto há mais de cem anos na teoria da Relatividade Geral – a estrutura em forma de anel.

 

Na sede da Comissão Europeia, e em simultâneo com conferências de imprensa noutros pontos do globo — Estados Unidos, Japão, Chile, Xangai e Taipé -, coube ao comissário europeu Carlos Moedas, titular da pasta da Investigação, Ciência e Inovação, apresentar, juntamente com vários cientistas, o que foi classificado com «uma descoberta científica de primeira grandeza», que constitui «uma prova visual da existência de buracos negros», até agora sempre representados por simulações.

Katie Bouman partilhou uma imagem no Facebook do momento em que viu a imagem. «Observo incrédula a primeira imagem que fiz de um buraco negro.»

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 12 de abril
Aprovado o fim dos plásticos no pão, fruta e legumes

Impala Instagram


RELACIONADOS