Injetava veneno ao filho dizendo que era água benta

Patrícia R, bombeira de 27 anos, foi apanhada pela Polícia Judiciária a injetar veneno no soro do filho de 7 anos. Quando confrontada pelas autoridades, a mulher disse tratar-se de água benta.

Injetava veneno ao filho dizendo que era água benta

Patrícia R., bombeira de 27 anos, foi apanhada pela Polícia Judiciária a administrar um líquido venenoso no soro do filho, um menino de 7 anos, e quando confrontada pelos inspetores disse tratar-se de água benta. De acordo com o Correio da Manhã, a mulher foi apanhada pelas autoridades no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, quando o menino já estava internado devido à administração do veneno que quase lhe tirou a vida.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para terça-feira, 2 de julho

«O relato da mãe era pouco coerente e a história não batia certo»

A Polícia Judiciária e um grupo muito restrito de profissionais de saúde montaram, em tempo recorde, uma operação de vigilância no Hospital D. Estefânia de forma a apanhar a mulher em flagrante. Segundo avança à mesma publicação Luís Varandas, diretor clínico adjunto da unidade, «a situação levantou suspeitas logo à entrada», referiu. «Para o pediatra, o relato da mãe era pouco coerente e a história não batia certo. As autoridades efetuaram uma ação muito discreta, para que a cuidadora não desconfiasse», sustentou o médico. «Temos registo de duas ou três situações deste tipo», adianta o médico, garantindo que se trata de uma situação rara.

Criança teve de ser reanimada

A substância venenosa administrada ao menino – ainda desconhecida – provocou à criança várias paragens respiratórias. O menino teve mesmo de ser reanimado. Segundo o Correio da Manhã, o menino ainda se encontra hospitalizado, mas está estável e em recuperação. O pai do menino encontra-se a receber apoio psicológico, uma vez que está em estado de choque com o comportamento da ex-companheira com quem partilhava a guarda do menor. O pai, sub-chefe dos Bombeiros de Óbidos, acompanhou sempre de perto o estado de saúde da criança, mas nunca desconfiou de nada.

Menino começou a ser envenenado em abril

A agressora terá começado a envenenar o filho em casa e, depois,  no Hospital D. Estefânia. A mulher chegou mesmo a colocar sal nas feridas do filho para que as mesmas infetassem. O menino era uma criança totalmente saudável, mas devido ao comportamento da mãe, viu o seu estado de saúde degradar-se sem qualquer razão aparente. A criança começou a ser envenada em abril e a situação apenas foi descoberta na passada quinta-feira.

Mãe sofre de síndrome de Munchausen by Proxy

De acordo com o Correio da Manhã, a agressora sofre de uma patologia: a síndrome de Munchausen by Proxy, uma doença mental, foi originalmente descrita em 1977 por Sir Roy Meadow, pediatra, que a definiu como sendo uma forma de abuso infantil onde os cuidadores provocam de forma deliberada a existência de uma doença em crianças, atraindo a atenção para si mesmas. Se a pessoa tem esse comportamento consigo mesma, trata-se da síndrome de Munchausen by Proxy; se os sintomas pertencem a outra pessoa, trata-se da síndrome de Munchausen by Proxy. Em 85% dos casos, a mãe é o perpetrador da violência contra a criança, e a taxa de mortalidade entre as vítimas é bastante elevado.

LEIA MAIS
Japão volta a pescar baleias após três décadas de interrupção
Mulher grávida esfaqueada até à morte em Londres
Nuvens parecem não dar tréguas. Verão continua envergonhado

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS