Falta de ambulâncias leva INEM a fazer acordos com os bombeiros

A falta de ambulâncias deve-se a questões médicas e falta de pessoal, situação que se agravou no período de férias, levando a um reforço dos acordos com os bombeiros por parte do INEM.

Falta de ambulâncias leva INEM a fazer acordos com os bombeiros

Foram assinados 38 acordos sazonais pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com os bombeiros de todo o País devido à falta de ambulâncias disponíveis. Os dados do INEM, citados pelo Jornal de Notícias, mostram que nos meses de junho, agosto e setembro, a taxa de inoperacionalidade das Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) foi de 11,5%.

LEIA DEPOIS

Cruz Vermelha Porto precisa de ambulâncias novas e pede ajuda

A falta de ambulâncias deve-se a questões médicas e falta de pessoal, situação que se agravou no período de férias, levando a um reforço dos acordos com os bombeiros por parte do INEM. Segundo a mesma publicação, oito dos contratos foram cleebrados no norte, sete no centro, 12 em Lisboa e 11 no Algarve. Entretanto, os 38 acordos estão desativados, uma vez que terminaram no mês passado.

Ambulâncias do INEM paradas por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar afirmou em agosto deste ano que o INEM tem ambulâncias paradas devido à falta de técnicos. O problema agravou-se na época de férias – em que muitos dos trabalhadores do Instituto não estavam a trabalhar.

Segundo o Sindicato, os trabalhadores foram «escalados para regressar de férias aos sábados, domingos e feriados», algo que motivou a organização a apresentar uma queixa na Inspeção-Geral das Atividades de Saúde. Para fazer face à falta de pessoal, os bombeiros e a Cruz Vermelha foram chamados para atender aos pedidos de socorro.

LEIA MAIS

Acidente trágico na Argentina mata futebolista

Impala Instagram


RELACIONADOS