Incêndio nas Canárias: Fogo está controlado

A evolução dos trabalhos de combate ao incêndio que se iniciou no sábado na ilha espanhola Grã Canária, que afetou 1.500 hectares de floresta, está a ser favorável e o fogo está estabilizado, segundo as autoridades locais.

Incêndio nas Canárias: Fogo está controlado

De acordo com o serviço de emergência local, na noite de terça-feira, 13 de agosto, os efetivos terrestres do dispositivo de combate continuaram a executar tarefas de vigilância de pontos quentes, de extinção e rescaldo. Nesta quarta noite desde o início do incêndio não houve reativações de fogos, sublinharam os serviços de emergências das Ilhas Canárias.

LEIA DEPOIS
Há um sintoma de cancro desvalorizado que só 1% da população consegue detectar

Incêndio terá começado por «imprudência» de um homem

As chamas espalharam-se por um perímetro de 23 quilómetros e obrigaram a retirar 1.000 moradores de suas casas nos municípios de Artenara, Tejeda e Gáldar que, em sua maioria, já puderam retornar às suas casas. Este fogo, de rápida propagação desde que foi declarado, terá acontecido devido à imprudência de um homem, sendo que ainda não foram avaliados os danos materiais causado na região. Face à proximidade de uma onda de calor que deverá afetar a ilha de Grã Canária e para evitar o risco de reativação, o dispositivo aéreo, composto por 14 meios, entre helicópteros, um avião e dois hidroaviões, continuará a funcionar para controlar, fazer a vigilância e humidificar o perímetro do fogo.

Desde sábado, um dispositivo terrestre de 500 a 600 pessoas de diferentes órgãos e serviços de emergência combate as chamas. Como este incêndio ainda não está todo controlado, o presidente do Governo das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, pediu aos cidadãos para não irem às áreas afetadas pelo incêndio e, assim, evitar o que chamou de «turismo do fogo».

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 15 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS