Greve de combustíveis: Serviços mínimos fixados pelo Governo têm de ser cumpridos [Em atualização]

Os serviços mínimos impostos pelo Governo terão de ser cumpridos. Os sindicatos não podem assim contestar judicialmente caso avancem com a greve.

Greve de combustíveis: Serviços mínimos fixados pelo Governo têm de ser cumpridos [Em atualização]

O tribunal considerou não haver motivo para contrariar o serviços mínimos estabelecidos pelo Governo, avança a TSF. A providência cautelar que os sindicatos dos motoristas interpuseram contra os mínimos foi rejeitada esta sexta-feira, 9 de agosto.

LEIA DEPOIS
Regou ex-namorado com gasolina e ateou-lhe fogo

Sindicatos não podem contestar juridicamente caso avancem com a greve

Os sindicatos veem assim gorada a hipótese de contestarem judicialmente os serviços mínimos caso avancem com a greve na próxima segunda-feira, 12 de agosto.  No que diz respeito ao abastecimento aos postos de venda pública de combustíveis, o Executivo estabeleceu que 50% dos trabalhadores «das empresas afetas a este serviço» devem garantir os serviços mínimos, com referência ao «período homólogo do ano anterior». No abastecimento a postos privados ou cooperativos de empresas de transportes de mercadorias o abastecimento deve ser assegurado por 50% dos trabalhadores.

As empresas de transporte de passageiros, que prestem serviços públicos, terão os serviços mínimos assegurados em 75%, assim como para o transporte de combustíveis, matérias perigosas, medicamentos e bem essenciais para prisões, residências para idosos, centros de acolhimentos de crianças e jovens e instituições de segurança social.

À REPA – Rede de Emergência de Postos de Abastecimento – portos, aeroportos e aeródromos que sirvam de base a serviços prioritários, instalações militares, serviços de proteção civil, hospitais, centro de saúde, clínicas de hemodiálise e serviços de emergência médica, os serviços devem ser assegurados em 100%.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 10 de agosto
Mega descida nos preços dos combustíveis

 

Impala Instagram


RELACIONADOS