Igreja quer saber se homem abusado em criança é gay e teve prazer

Uma diocese pediu a um tribunal para determinar se um homem, abusado sexualmente em criança por um padre católico, é homossexual e se o contacto sexual foi prazeroso para a vítima.

Igreja quer saber se homem abusado em criança é gay e teve prazer

Uma diocese na Polónia pediu a um tribunal para determinar se um homem, abusado sexualmente em criança por um padre católico, é homossexual e se obteve prazer do contacto sexual. Janusz Szymik, que tem agora 48 anos, era uma criança quando os abusos sexuais começaram na década de 1980. A vítima apresentou uma queixa contra a diocese de Bielsko-Zywiec, no sul da Polónia, num tribunal civil em 2021. O padre, identificado apenas como Jan W., admitiu o abuso e Janusz Szymik pede agora uma indemnização à diocese de 660 mil euros.

Advogado pediu para determinar se houve «satisfação» na violação

O advogado desta igreja apresentou em tribunal um pedido para que um especialista “verifique a oriental sexual do queixoso” e determine se este “mostrou satisfação em manter um relacionamento íntimo com Jan W. ou se resultou em qualquer beneficio material da relação sexual com o padre”, revelou o portal de notícias Onet. Szymik demonstrou surpresa sobre a viragem no processo, recordando que o bispo Roman Pindel de Bielsko-Zywiec já tinha demonstrado compaixão para com a vítima do abuso.

Este mais recente caso ocorre numa altura em que o papa Francisco procura limpar a imagem da Igreja Católica na Polónia, envolvida em escândalos de abusos sexuais de menores e encobrimento de casos. A Igreja Católica foi durante muito tempo a mais alta autoridade moral da Polónia, desempenhando um papel inspirador durante a ocupação e domínio estrangeiro e apoiando o movimento anticomunista na década de 1980. Os recentes casos de abuso têm prejudicado a sua credibilidade, inclusivo do católico polaco mais famoso, São João Paulo II, cujo legado está a ficar manchado pelo próprio fracasso no combate a estes casos quando era papa.

LEIA AINDA
Padre de Viseu envia mensagens sexuais a menor: «Quero chupar-te»

Impala Instagram


RELACIONADOS