Vizinhos salvam idosa com alzheimer que vivia acorrentada pela família [vídeo]

Vizinhos salvam idosa com alzheimer, de 83 anos, que vivia acorrentada pela família. Familiares justificaram-se dizendo que «era a única forma de controlar» a doença.

Um grupo de vizinhos salvou uma idosa com alzheimer, de 83 anos, que vivia acorrentada pela família. Os familiares da vítima justificaram-se dizendo que «era a única forma de controlar» a doença.

A idosa, moradora na localidade de Chachoengsao, na Tailândia, foi resgatada pelos vizinhos, que ouviram os seus gemidos. Os moradores filmaram o estado em que encontraram a Avó Chuam, como é carinhosamente apelidada na comunidade.

LEIA MAIS: Agrediu crianças que perturbaram o filho num parque infantil [vídeo]

O responsável pela gravação, Chang Neung, foca as correntes e as feridas na pela, durante a filmagens. No vídeo, pode ver-se que a idosa está presa e sentada no chão de cimento, desesperada para se libertar da situação.

Os vizinhos usaram uma espécie de serra elétrica para cortarem as correntes e libertarem a vítima. Devido à ferrugem das correntes, a idosa tinha uma perna infetada e algum metal já tinha perfurado a pele.

Até chegar o socorro, e de forma a aliviar as dores da octogenária, a população foi-lhe humedecendo as feridas. A polícia esteve no local e está a investigar o caso.

A meia-irmã da idosa que vivia acorrentada recebia pensão para cuidar dela

LEIA MAIS: Jovem queimada viva num autocarro em Miraflores em «estado grave» [vídeo]

Contudo, a meia irmã da idosa, de 65 anos, já confessou o crime de maus-tratos. Às autoridades policiais justificou-se dizendo que prendar a irmã «foi a única solução» encontrada para «controlar o alzheimer».

«Ela fugia de casa e eu não sabia mais o que fazer para a controlar», explicou. Na origem da decisão terá estado uma fuga, na qual Chuam terá ficado perdida num campo de milho, debaixo de chuva, durante uma noite inteira.

A idosa é solteira e não teve filhos. Foi, entretanto, retirada de casa e está num lar, onde se encontra bem de saúde. A sua meia-irmã vai responder por crime de abandono e de maus-tratos.

LEIA MAIS: Bebé projetado de carrinha em movimento [vídeo]

A pena tem caráter agravado pelo facto de receber ela pensão da segurança-social para cuidar de Chuam. «A suspeita recebia um subsídio para tomar conta da vítima e não cumpriu com o estipulado.

«Tudo faremos para que o crime não fique impune», referiu a polícia, em comunicado.

LEIA MAIS: Matou o filho autista de 5 anos e deu-o como desaparecido

Impala Instagram


RELACIONADOS