Homossexuais do exército alemão compensados por discriminação ao longo de décadas

Exclusão a que durante décadas homossexuais alemães foram submetidos dá origem a projeto de lei que prevê pagamento de indemnização de três mil euros.

Homossexuais do exército alemão compensados por discriminação ao longo de décadas

Os soldados homossexuais alemães que ao longo de décadas foram discriminados pela orientação sexual, no Exército da antiga República Democrática da Alemanha (RDA) e nas atuais forças armadas do país, vão ser reabilitados e indemnizados em três mil euros.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 25 de novembro, depois de o Governo alemão ter aprovado um novo projeto de lei. Além dasde reabilitação e indemnização, a nova lei prevê anulação das condenações impostas por tribunais militares, sanções, expedientes e outras formas de discriminação sexual. Para a ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, que apresentou a proposta em Conselho de Ministros, este é “um grande passo para as pessoas que foram afetadas e um sinal importante contra a discriminação”.

LEIA DEPOIS
Almada. Persegue ladrão que o assaltou no metro e atropela-o

Cerca de mil homossexuais deverão solicitar a indemnização

Annegret Kramp-Karrenbauer, líder da União Democrata Cristã, partido coligado no Governo
Annegret Kramp-Karrenbauer, líder da União Democrata Cristã, partido coligado no Governo

“O projeto de lei prevê a indemnização única de três mil euros por cada decisão revogada do tribunal de serviço militar e mais três mil euros para outras desvantagens relevantes”, lê-se na página oficial do ministério. O Departamento de Defesa estima que cerca de mil pessoas deverão solicitar a indemnização, que será paga a soldados condenados bem como aos que foram demitidos, deixaram de ser promovidos ou foram preteridos em tarefas de responsabilidade devido à orientação sexual.

Não podendo refazer-se o passado, Annegret Kramp-Karrenbauer, líder da União Democrata Cristã, partido coligado no Governo, crê que a aprovação das novas medidas é um “um sinal da restauração da dignidade dessas pessoas, que apenas queriam servir a Alemanha”. É “uma grande injustiça e é um sinal de que o Bundeswehr [as forças armadas do país] tolerou e sistematicamente permitiu, por muito tempo, a discriminação nas suas próprias fileiras”.

LEIA TAMBÉM
Enfermeira desconhecia plano da namorada para matar e esquartejar amigo

Homossexualidade na RDA era qualificada como delito

A homossexualidade esteve qualificada como delito na RDA até 1968. Nos primeiros anos do Bundeswehr, fundado em 1955, soldadas e soldados homossexuais eram rebaixados ou demitidos. Em 1984, uma resolução vetou os homossexuais de exercerem funções de chefia, impedindo-os de exercerem funções de instrução militar. Um estudo recente, feito a pedido da ministra da Defesa, revelou que os militares homossexuais foram discriminados até 2000.

O projeto de lei, com orçamento de aproximadamente seis milhões de euros para compensações, não foi ainda aprovado pelo Parlamento. Porém, segundo o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, a ratificação é praticamente certa. Segundo o Ministério da Defesa, a legislação passará a vigorar já no primeiro semestre de 2021.

LEIA AGORA
Arranca testículo durante surto psicótico para fugir do hospital

Impala Instagram


RELACIONADOS