Homem que matou ex-namorada à machadada na Covilhã condenado a 21 anos de prisão

O Tribunal de Castelo Branco condenou a uma pena única de 21 anos de prisão o homem que, em janeiro de 2022, no Teixoso, concelho da Covilhã, agrediu com um machado a ex-namorada, que veio depois a morrer.

Homem que matou ex-namorada à machadada na Covilhã condenado a 21 anos de prisão

O Tribunal de Castelo Branco condenou a uma pena única de 21 anos de prisão o homem que, em janeiro de 2022, no Teixoso, concelho da Covilhã, agrediu com um machado a ex-namorada, que veio depois a morrer. A decisão do tribunal foi proferida na quinta-feira e o arguido foi condenado pela prática de um crime de homicídio qualificado, violência doméstica e furto de uso, segundo informou hoje a Comarca de Castelo Branco, numa nota publicada na página oficial daquele órgão na internet.

“O Tribunal deu como provado que o arguido, entre julho de 2020 e 06 de janeiro de 2022, por mais do que uma vez, arrombou e entrou na casa da ofendida, onde a agrediu, por aquela não pretender continuar a relação afetiva entre ambos. Também no decurso do período temporal referido, o arguido ameaçou de morte a vítima, caso esta terminasse a relação”, é referido.

Mulher foi morta com “pelo menos quatro golpes na cabeça”

No dia 06 de janeiro de 2022, o arguido dirigiu-se a casa da ofendida, munido de um malho/machado e, na presença do filho da vítima, agrediu-a com murros e pontapés e atirou-a ao chão. “De seguida, desferiu-lhe pelo menos quatro golpes na cabeça, abandonando o local no carro da ofendida, sem que tenha pedido socorro para a mesma”, lê-se no documento.

De acordo com o referido, “a vítima ficou em ‘coma vígil’ desde aquela data até ao dia 13 de outubro de 2022, altura em que morreu, tendo a sua morte sido causa direta das agressões provocadas pelo arguido”. “Como a morte da ofendida ocorreu já depois de proferida acusação, no decurso do julgamento, o Ministério Público requereu a alteração substancial dos factos, tendo esta sido deferida, e assim o arguido foi condenado pela prática do crime de homicídio qualificado, na forma consumada”.

Além disso, “existiu ainda a alteração não substancial dos factos no que concerne ao crime de furto qualificado” de que estava acusado, tendo o arguido sido condenado pela prática do crime de furto de uso. A investigação foi dirigida pelo Ministério Público de Castelo Branco, coadjuvado pela Polícia Judiciária da Guarda.

 

Para ler depois
Foram registados quase 200 casos de mutilação genital feminina em Portugal no ano passado
As autoridades de saúde registaram no ano passado 190 casos de mutilação genital feminina, um aumento de 24% relativamente ao período homólogo, e em mais de metade ocorreram complicações, segundo a Direção-Geral da Saúde (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS