Homem mata jovem ao acaso porque «parecia demasiado feliz»

Um homem de 27 anos é acusado de ter matado um jovem ao acaso por lhe parecer «demasiado feliz». O caso está a chocar Itália.

Homem mata jovem ao acaso porque «parecia demasiado feliz»

Said Mechaout, de 27 anos, foi detido por ter matado Stefano Leo, um italiano, de 33 anos, que não conhecia e que escolheu assassinar aleatoriamente, entre várias pessoas que passavam numa rua em Turim, por lhe parecer «demasiado feliz».

O suspeito confessou o crime e a frieza do seu discurso está a chocar o país: «Nesse dia fiquei a observar os rostos dos transeuntes, os reformados que passeavam os cães, as mães com os seus filhos, os rapazes que conversavam e brincavam em grupos. E depois vi-o a ele, com esse ar feliz e sereno que me pareceu insuportável (…) Escolhi matá-lo porque parecia feliz e não suporto a felicidade», disse o agressor, segundo o inquérito policial citado pelo ‘Corriere della Sera’.

A vítima estava a caminho do trabalho, quando foi abordada pelo agressor. Depois de ser atacado, o jovem ainda tentou escapar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O pai de Stefano não consegue superar a dor: «Pensar que o meu filho morreu por causa de um olhar ou de um sorriso que deu ao seu assassino é inaceitável».

O homicida, de origem marroquina, era divorciado, não tinha registo de casa e emprego, e tinha antecedentes por violência doméstica. Apesar de a vítima ter sido escolhida ao acaso, o crime terá sido premeditado. Segundo a mesma publicação, Said Mechaout decidira que, naquela manhã, mataria alguém. «Fui comprar um conjunto de facas e deitei-as fora a todas menos a mais afiada. Fui para Murazzi del Po [local do crime] e esperei. Quando vi aquele rapaz, não suportei a felicidade dele», admitiu.

«Quis privá-lo de todos os projetos que tinha. Quis tirá-lo dos filhos e dos familiares», acrescenta.

Quando foi detido, no domingo à noite, o suspeito não chorou nem se mostrou arrependido. Quando foi levado para a prisão, levantou a mão aos fotógrafos e fez com ela o gesto de corno.

O ministro do Interior, Matteo Salvini, já se pronunciou relativamente a este caso e promete justiça. «Não há palavras. Farei todo o possível para que a família do pobre Stefano obtenha Justiça», escreveu no Twitter.

LEIA MAIS
Rosa Grilo já chegou ao tribunal
Morreu António Manuel Arnaut aos 59 anos

 

Impala Instagram


RELACIONADOS