Homem volta a pisar a Lua 50 anos depois, anuncia a NASA

A NASA projeta um novo pouso na Lua, após mais de 50 anos. A missão Artemis 3 deve levar uma nova tripulação para uma exploração lunar até 2025.

Homem volta a pisar a Lua 50 anos depois, anuncia a NASA

A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) emitiu uma atualização com mais detalhes sobre a missão de voltar a colocar o Homem na Lua. Aerá a SpaceX quem comandará todo o sistema para a visita dos tripulantes e tudo está a ser desenvolvido desde o ano passado. A agência não divulga como será a transmissão das imagens, mas divulgou uma série de informações sobre o próximo pouso na Lua. Os detalhes são verdadeiramente incríveis.

Para ler depois
Os 11 problemas de saúde que vão afetar o mundo em 2023
Além da covid-19 prolongada, a diabetes, a poluição, outros oito problemas de saúde deverão receber a nossa atenção em 2023, de acordo com um grupo de especialistas da IHME (… continue a ler aqui)

O projeto para a próxima viagem até ao nosso satélite natural começou a ser traçado com a missão Artemis 1 – a primeira do novo programa de exploração lunar da NASA – concluída com sucesso no dia 11 de dezembro de 2022. O principal objetivo deste voo não tripulado era circundar a Lua para testar tecnologias essenciais para todas as outras missões do programa. Na primeira fase, a NASA testou o megacomplexo veicular formado pelo foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion, além dos sistemas de comunicação e de suporte de vida.

O segundo passo será em 2024. Envolve um novo voo com tripulantes a bordo da missão Artemis 2, planeado para repetir o mesmo circuito, mas ainda sem pousar em solo lunar. A terceira e última fase do programa está prevista para 2025. Nessa altura levará um humano a voltar a pisar de novo a Lua.

O voo na Lua

O novo voo levará quatro astronautas que partirão da Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Florida, no topo do SLS, o único foguete capaz de enviar a cápsula Orion com tripulação e suprimentos para a Lua num único voo. A tripulação será selecionada entre os mais diversos corpos de astronautas da história, cada um equipado com habilidades únicas e intensamente treinado.

Primeiro, a tripulação será lançada para a órbita da Terra, onde realizará verificações de sistemas e ajustes do painel solar da Orion. Então, um poderoso impulso do estágio de propulsão criogénica interino do SLS ajudará a cápsula a realizar uma manobra de injeção translunar, definindo o curso para a Lua. A NASA também divulgou um mapa com o trajeto desenhado para que a população tenha acesso e compreenda melhor como será esse processo.

Sistema de pouso fornecido pela SpaceX

A SpaceX estará unida com a NASA para ajudar o pouso humano da missão Artemis 3. Segundo a agência espacial norte-americana, a SpaceX planeia usar um conceito único de operações para aumentar a eficiência geral da missão. Após uma série de testes, a empresa de Elon Musk terá pelo menos uma missão de demonstração não tripulada que pousará a Starship na superfície lunar. Quando a Starship corresponder a todos os requisitos da NASA e aos altos padrões de segurança da tripulação, estará pronta para a primeira missão Artemis.

Primeiro pouso na Lua

Em 7 de dezembro de 1972, três astronautas foram lançados a bordo do Saturno V para aquela que se tornou a última vez que um humano colocou os pés na Lua. A tripulação era composta por Eugene (Gene) A. Cernan, como comandante, Harrison H. Schmitt, como piloto do módulo lunar Challenger, e Ronald E. Evans, como piloto do módulo de comando América.

Em 11 de dezembro daquele ano, enquanto Evans permaneceu em órbita, Cernan e Schmitt entraram para a história como os últimos dos 12 homens que pisaram na superfície lunar.

Impala Instagram


RELACIONADOS