Saiba quem é o homem por detrás de Harold, um dos memes mais famosos do mundo

Poderá conhecê-lo como Hide the pain Harold ou simplesmente Harold. Mas será que conhece a história do homem que é um dos memes mais famosos do mundo?

Saiba quem é o homem por detrás de Harold, um dos memes mais famosos do mundo

É provável que lhe ocorra o nome Hide the pain Harold depois de olhar para a foto que ilustra este artigo. Ou simplesmente Harold. Talvez até Maurice. Ou não estivéssemos a falar daquele que é um dos memes mais populares em todo o mundo. Aquilo que provavelmente desconhecerá é que este homem se chama András Arató. E que é um engenheiro elétrico húngaro de 76 anos.

Conheça a história de Iran Ferreira, o fenómeno mundial que todos conhecem como Luva de Pedreiro
Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, sonhava ser jogador de futebol e aos 20 anos passou a fazer coisas tão simples como comer pizza, batatas fritas e ir à praia (… continue a ler aqui)

András, ou Harold, se preferir, consegue a proeza de ter um dos rostos mais famosos do mundo. Ao mesmo tempo que quase ninguém conhece a sua história. Algo que foi dado a conhecer pelo britânico The Guardian. E é necessário recuar 12 anos para perceber como é que a vida de András Arató começou a mudar. Sendo que o primeiro responsável é um fotógrafo.

András Arató é um engenheiro húngaro

Foi nessa altura que o húngaro aceitou ser fotografado com a finalidade de colocar a imagem num banco de imagens. Tal como aquele a que requisitámos a foto deste texto. O homem tinha visto, nas redes sociais, fotos de András durante as férias. O engenheiro acabou por ficar vaidoso com o crescente protagonismo. Ainda que desconhecesse o motivo do mesmo. É que bastou qualquer coisa como um ano para passar a ser um meme famoso. A razão? O facto de sorrir ao mesmo tempo que os olhos parecem mostrar uma tristeza profunda.

E a mesma rede social em que o fotógrafo o encontrou – Facebook – foi aquela que lhe deu fama. E o primeiro nome: Hide the pain Harold. Ao mesmo tempo que ia ficando famoso, existiam pessoas que duvidavam da sua existência. Acreditando que não passava de uma edição em Photoshop. Mas nada disto impedia a partilha das imagens de András. Que passou a ser conhecido como Maurice e, especialmente, Harold. “Sabia que era impossível impedir que as pessoas fizessem memes. Mas incomodava-me o facto de as páginas de Facebook, algumas com centenas de milhares de seguidores, usarem a minha fotografia como imagem de perfil. E fingindo ser eu”, desabafou com a publicação britânica.

“Sabia que era impossível impedir que as pessoas fizessem memes”

É então que chega o segundo momento em que a vida de András muda. Em 2017, decidiu apropriar-se do próprio meme. Criou uma página oficial no Facebook com imagens engraçadas. E outros detalhes da sua vida. Em pouco tempo começaram a chover propostas de trabalho. Como o vídeo gravado para o Manchester City. Foi até convidado a participar em palestras para dar a conhecer aquilo que é ser um herói meme.

András revela ainda que a vida melhorou muito. Isto a partir do momento em que se aceitou como sendo um meme. Isto numa altura em que até o casamento chegou a estar em risco. Agora, corre o mundo e sente-se uma espécie de celebridade mundial. É ainda rosto de uma campanha de saúde mental no seu país. Algo que dá como exemplo de que os memes podem ajudar o mundo. Por fim, diz que Harold é uma dramatização. E para que não restem dúvidas, e ao contrário do que dizem os seus olhos, é feliz.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS