É atacado em assalto e acorda génio da matemática

Homem é atacado num assalto, nos Estados Unidos, e vê a sua vida mudar. De um dia para o outro, Jason torna-se génio da matemática.

É atacado em assalto e acorda génio da matemática

Numa noite de diversão entre amigos, Jason Padgett é atacado durante um assalto e sofre golpe na cabeça. Esse dia acabou por mudar por completo a vida do jovem do Alasca, nos Estados Unidos.

O norte-americano foi agredido no dia 13 de setembro de 2002 e partir daí tornou-se génio da matemática. «Passaria pelo mesmo novamente para poder alcançar este despertar matemático. É mágico», afirmou.

LEIA MAIS: Homem desaparecido encontrado morto junto a portagens no Pinhal Novo

Jason era um jovem que gostava da vida noturna. «A minha vida consistia em sair para bares, beber e ir trabalhar no dia seguinte com ressaca. Eu fazia isso de seis a sete noites por semana», contou, considerando-se «aquele estereótipo do idiota que se vê a entrar num bar», descreveu.

Numa dessas noites, em Washington, nos Estados Unidos, para onde se tinha mudado há pouco tempo, o jovem sofre um assalto e e é golpeado na cabeça. «Vi uma luz branca, como se alguém me tivesse tirado uma fotografia», lembra o homem.

Jason dirigiu-se ao hospital, onde lhe diagnosticaram um transtorno obsessivo-compulsivo como consequência do golpe na cabeça. «Eu tinha um medo irracional de germes, lavava as minhas mãos centenas de vezes por dia», afirmou o norte-americano que, na altura, tornou-se obcecado por limpezas.

«A minha vida melhorou drasticamente»

Além do transtorno, houve ainda um outro fenómeno que mudou a vida de Jason. A forma como começou a ver o que o rodeava tinha mudado.

«Tudo parecia ligeiramente pixelizado, as nuvens, o sol. Observava a água descer pelo ralo e via tangentes, com linhas como ondas, que se cruzavam», explica. «Era lindo, mas ao mesmo tempo assustador.»

Depois de várias pesquisas na internet, o jovem percebeu o que tinha: geometria fractal. Descrita como uma abordagem matemática que explora o mundo dos elementos descritos como blocos que constroem tudo o que existe no universo.

«É como num ecrã: os pequenos quadradinhos de cor formam quadrados maiores, e é assim que o todo é formado», esclarece.

Por outras palavras, Jason tornou-se um génio da matemática. Procurou por ajuda médica e matriculou-se no curso de matemática.

Exames médicos diagnosticaram no homem síndrome do sábio e sinestesia, um distúrbio que fazem com que os sentidos se troquem, justificando o facto do jovem ‘ver’ a matemática.

Apesar de ter sido uma mudança radical, Jason afirma que a sua vida «melhorou drasticamente».

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS