Governo Regional da Madeira alvo de buscas por concessão da Zona Franca

Governo madeirense e Sociedade de Desenvolvimento da Madeira alvo de buscas relacionadas com adjudicação da concessão de exploração da Zona Franca.

Governo Regional da Madeira alvo de buscas por concessão da Zona Franca

Várias instalações do Governo Regional da Madeira e a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira foram hoje alvo de buscas pela Polícia Judiciária relacionadas com a adjudicação da concessão de exploração da Zona Franca, anunciou o Ministério Público.

Em investigação, refere uma nota divulgada na página do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) na internet, estão “factos suscetíveis de integrar a prática de crimes de prevaricação, corrupção e participação económica em negócio”, mas até hoje não foram constituídos arguidos.

“Em causa estão factos relacionados com a adjudicação, por ajuste direto, pelo Governo Regional da Madeira, da concessão da administração e exploração da Zona Franca da Madeira à SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A.”, é referido.

As diligências desenvolvidas pela Polícia Judiciária, acrescenta o DCIAP, “têm igualmente por objeto a investigação de uma eventual relação dessa adjudicação com a venda, a um fundo imobiliário, de um conjunto de imóveis onde se encontra instalada uma unidade turística”.

As buscas de hoje abrangeram, além das instalações da SDM, duas residências particulares e duas sociedades comerciais, bem como a Presidência e Secretaria-Geral da Presidência do Governo da Madeira, a Vice-Presidência, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, a Direção Regional Adjunta das Finanças e a Direção Regional Adjunta dos Assuntos Parlamentares, Relações Externas e Coordenação.

O DCIAP indica que o inquérito se encontra em segredo de justiça. A Presidência do Governo Regional, escusa-se a comentar o assunto e remete eventuais declarações para o líder do executivo, Miguel Albuquerque, para quinta-feira.

LEIA AGORA
Sismo de magnitude 3,4 sentido na zona este de São Miguel
Sismo de magnitude 3,4 sentido na zona este de São Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcância dos Açores registou hoje um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter a cerca de 13 quilómetros da freguesia do Faial da Terra, em São Miguel. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS