Governo alerta para eventuais ocorrências de incêndios dificeis de gerir

A secretária de Estado da Administração Interna alertou esta terça-feira para “um cenário meteorológico muito complicado” nos próximos dias com um potencial de ocorrências de incêndios florestais “difíceis de gerir” e que se podem tornar “quase catastróficos”.

Governo alerta para eventuais ocorrências de incêndios dificeis de gerir

A secretária de Estado da Administração Interna alertou esta terça-feira para “um cenário meteorológico muito complicado” nos próximos dias com um potencial de ocorrências de incêndios florestais “difíceis de gerir” e que se podem tornar “quase catastróficos”.

“Hoje, o que podemos dizer é que vamos enfrentar dias de enorme complexidade e de risco de incêndio muito elevado”, disse aos jornalistas Patrícia Gaspar, no final da reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde foi analisado o que se passou nas últimos dias e o risco previsto até à próxima sexta-feira.

Ressalvando que a situação é avaliada diariamente entre ANEPC e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a secretária de Estado avançou que o contexto meteorológico diz que “qualquer ocorrência que possa ocorrer nos próximos dias tem um enorme potencial de desenvolvimentos quase catastróficos”.

Segundo a governante, esta semana vão ocorrer ventos fortes e velocidades de propagação de incêndios “muito acima da média”.

Patrícia Gaspar frisou que cerca de 70% dos concelhos do país, sobretudo nas regiões do interior centro e norte e do Algarve, estão em risco máximo ou elevado de incêndio rural.

“Vamos enfrentar um cenário meteorológico muito complicado com um potencial de ocorrências difíceis de gerir”, frisou.

 

 

LEIA MAIS Restam 22 animais exóticos à guarda de empresários de circo em Portugal

Impala Instagram


RELACIONADOS