Golfinho abandonado em aquário que faliu [vídeo]

Um golfinho abandonado num aquário que faliu está a comover os japoneses. Milhares assinam uma petição para que o animal seja transferido rapidamente.

O caso de Honey, o golfinho abandonado num aquário que faliu, está a movimentar milhares de japoneses, que estão a assinar em massa uma petição para que o animal seja transferido rapidamente. Honey e 46 pinguins foram abandonados num aquário no Japão, na cidade de Choshi. O encerramento do local foi consequência da diminuição de visitantes após o terramoto de 2011 e a crise nuclear que se sucedeu.

LEIA MAIS: Ataque violento de um Pitbull a um Poodle [vídeo]

Os proprietários do Parque Marinho Inubosaki não conseguiram fazer face às despesas e decidiram fechar portas. Para trás, porém, deixaram vários animais. A decisão levou a uma onda de contestação e revolta no Japão e na comunidade internacional. Foram enviados milhões de e-mail, petições, publicações nas redes sociais, onde nasceu a página #SaveHoney (salvar a Honey). Porém, o golfinho abandonado e os outros animais estão encerrados há mais de seis meses sem que a situação tenha fim à vista.

A organização Save the Ocean tem tentado desbloquear o problema. Lançou uma denuncia na sua página do Facebook e conta a história de Honey. O golfinho foi capturado em 2005, perto de Taiji, e foi colocado no aquário. Desde então, tornou-se popular ao protagonizar espetáculos diários. Honey e os 46 pinguins estão presos com centenas de peixes e de répteis e contam apenas com a ajuda de ex-funcionários do aquário, que os alimentam diariamente. A antiga equipa de tratadores e outros funcionários têm conseguido angariar fundos com a ajuda da comunidade local e internacional para não deixarem à morte as várias espécies que ali habitam.

LEIA MAIS: Bebé separado da mãe pela Polícia dos EUA não a reconhece 4 meses depois [vídeo]

«Apesar de se tratar de uma situação de risco, nenhum animal está com problemas de saúde.» A garantia é de um funcionário do centro de saúde pública da cidade. A maior preocupação é para com Honey. O golfinho «tem pouco espaço para nadar». «O facto de não ter mobilidade suficiente vai levá-lo a ter problemas físicos e mentais. A situação tem de ser resolvida rapidamente», referiu o mesmo responsável. Milhares de japoneses assinaram uma petição e outros preparam-se para fazê-lo. Pedem para que os animais sejam recolocados o mais rapidamente possível. E exigem ainda a intervenção do governo, a quem também atribuem responsabilidade.

O golfinho abandonado é apenas um de várias dezenas de animais abandonados

LEIA MAIS: Menina queimada com gravidade em desafio da Internet [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS