Gémeo emagrece 30 quilos para salvar a vida do irmão

Insuficiência renal grave levou à necessidade de fazer transplante de rim. Gémeo idêntico era compatível com o irmão, mas precisava de perder peso para a cirurgia.

Há três anos, Dalton descobriu que estava com a pressão arterial muito alta e foi internado. Poucos dias depois do internamento, foi-lhe diagnosticada insuficiência renal em estágio 3 (um dos mais graves). Teve uma inflamação dos filtros renais – glomerulonefrite –, uma das principais causas para a insuficiência renal. «Na altura, foi como um choque. Como podia estar a acontecer algo assim aos 26 anos a alguém que sempre foi saudável?» Contudo, os rins conseguiram funcionar de forma normal até abril de 2018, quando teve de começar a fazer hemodiálise. O quadro clínico complicou-se em janeiro de 2019, com uma pneumonia. Foi transferido para uma máquina com rim artificial e ficou a aguardar por um dador para fazer um transplante.O dador viria a ser o próprio irmão, gémeo idêntico de Dalton.

LEIA DEPOIS
Adolescente de 13 anos grávida mata-se depois de violada por 6 homens

Gémeo decide fazer análises para saber se era compatível

Foi nessa altura que James, o gémeo de Dalton, se dispôs a fazer as análises para ver se seria compatível. A decisão foi «a coisa mais importante que tomei», disse James ao jornal norte-americano Today. Com um metro e oitenta de altura e 135 quilos, vivia a viajar por questões laborais e estava acima do peso. Para fazer a cirurgia, doar o rim e salvar o irmão, James teve de emagrecer. Mudou de carreira para passar menos tempo a viajar, fez uma dieta rigorosa e cortou com qualquer tipo de bebida. Conseguiu perder os 30 quilos antes do agendamento da cirurgia. A operação foi um sucesso e os irmãos já estão completamente recuperados. Por tratar-se de gémeos, Dalton não precisa de tomar medicamentos contra a rejeição. «Gémeos verdadeiros dão a rara oportunidade ao destinatário viver como se o rim dele fosse dele», explica Sundaram Hariharan, diretor médico de transplante de rim responsável pela cirurgia.

LEIA MAIS
Ângelo Rodrigues mostra a enorme cicatriz que tem na perna esquerda

Impala Instagram


RELACIONADOS