Furacão Dorian pode chegar à Florida com categoria 4

Furacão Dorian continua a ganhar força com ventos máximos sustentados de 175 quilómetros por hora e pode hoje converter-se num ciclone de categoria alta, enquanto se move lentamente em direção à Florida, nos Estados Unidos.

Furacão Dorian pode chegar à Florida com categoria 4

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou hoje de que o Dorian poderá chegar à Florida na segunda-feira, tornando-se num fenómeno “extremamente perigoso” da categoria 4 na escala Saffir-Simpson (máximo de 5), ou seja, com ventos máximos que podem chegar aos 225 quilómetros por hora. O NHC indicou que o Dorin começou a dirigir-se mais lentamente e na direção noroeste, a uma velocidade de 19 quilómetros por hora. “Espera-se que Dorian se torne num grande furacão ainda hoje e continue a ser um furacão extremamente perigoso durante o fim de semana”, adiantou o NHC.

LEIA DEPOIS
Kevin Spacey está em Lisboa e até já foi ao Lux (fotos)

Dorian no Altântico

Segundo os meteorologistas, este avanço lento permite organizar melhor e alimentar os ventos graças às águas quentes do Caribe. A Florida, que declarou estado de emergência, prepara-se para inundações, ventos fortes, tempestades e até um fenómeno conhecido como “King Tide” (Maré-rei), que nada tem a ver com a chegada do furacão, mas que coincidirá com a chegada do ciclone. De acordo com o NHC, o furacão move-se esta sexta-feira sobre o Atlântico, a leste do sudeste e o centro das Bahamas, vai aproximar-se do arquipélago no sábado e estará sobre o noroeste das Bahamas no domingo, onde se espera a “chuva pode causar inundações que ameacem vidas humanas”.

Várias tempestades desde o início do ano

Desde o início da temporada de furacões, que começou em junho, foram registadas outras quatro tempestades tropicais, Chantal, Andrea, Erin e Barry, esta ultima que se tornou num furacão em julho, pouco antes de chegar a Louisiana, onde deixou perdas materiais substanciais, mas nenhuma fatalidade direta. O presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a visita que tinha programado este fim de semana à Polónia devido ao furacão Dorian. “Para permitir que o conjunto de meios do Estado federal esteja concentrado na tempestade que está a chegar, decidi enviar o vice-presidente, Mike Pence, à Polónia, em meu lugar, no fim de semana”, declarou Trump na Casa Branca.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 31 de agosto
Ninho de vespa asiática fecha parque no centro de Lisboa

 

Impala Instagram


RELACIONADOS