Fungo do whisky Jack Daniel’s invade cidade e causa pânico

Carros, casas e espaços públicos no condado de Lincoln, Tennessee, nos Estados Unidos, têm sido cobertos por uma espécie de bolor preto ou, como os moradores da região lhe chamam, “fungo do whisky” que ‘se alimenta’ dos vapores do etanol da bebida Jack Daniel’s.

Fungo do whisky Jack Daniel's invade cidade e causa pânico

Fungo do whisky Jack Daniel’s invade cidade no condado de Lincoln, Tennessee, nos Estados Unidos, e está a causar pânico entre a população. Uma espécie de bolor preto, que se alimenta de vapores de álcool que saem dos barris usados para envelhecer o whisky,  tem vindo a cobrir carros, casas, móveis e espaços públicos naquela localidade.

Para ler depois
Pedrinho Matador, o maior assassino em série do Brasil, morto à porta de casa
Pedrinho Matador, autor confesso de mais de 100 assassinatos, tinha uma tatuagem que dizia “mato por prazer” (… continue a ler aqui)

A população está preocupada com a propagação incontrolável do fungo, científicamente chamado de Baudoinia compniacensis, e exige que a empresa de bebidas Jack Daniel’s assuma a responsabilidade e apresente um certificado que esclareça se é ou não seguro respirar o ar contaminado, revela  jornal The New York Times.

O problema já vem desde 2018, altura em que a marca comprou seis armazéns, conhecidos como casas de barris, para envelhecer o whisky naquela zona rural do condado de Lincoln, que abriga cerca de 35 mil habitantes. A empresa está a construir mais um e tem em projeto a construção de mais sete instalações. Mas devido às queixas dos residentes, a expansão das casas foi interrompida por ordem de um juiz.

Alguns moradores processaram a empresa com a acusação de que as autoridades aprovaram a construção de novos armazéns sem que a mesma fornecesse as devidas licenças. Organizaram, também, uma audiência pública com funcionários da companhia e pedem à Jack Daniels que instale sistemas de filtragem de ar para combater o problema.

Novos armazéns sem licença

O presidente do Tribunal, James B. Cox, ordenou a interrupção da construção de novos armazéns ao compreender que o processo de licenciamento não chegou a ser concluído.

A assessora da Brown-Forman, a detentora da marca Jack Daniels, garantiu ao jornal Lexington-Herald Leader, citado pela BBC, que vai respeitar a ordem do Tribunal e que espera “trabalhar com o Condado de Lincoln para obter as licenças atualizadas”. E acrescenta: “A empresa irá continuar a cumprir os regulamentos e padrões da indústria em relação ao projeto, construção e licenciamento dos nossos armazéns em Lincoln Co.”

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Jack Daniel’s

Impala Instagram


RELACIONADOS