França propõe um fundo internacional para a Amazónia

A Guiana Francesa e a ministra francesa dos Territórios Ultramarinos propuseram hoje a criação de um fundo internacional «contra incêndios florestais e para reflorestamento».

França propõe um fundo internacional para a Amazónia

A Guiana Francesa e a ministra francesa dos Territórios Ultramarinos, Annick Girardin, propuseram este domingo, 25 de agosto, a criação de um fundo internacional «contra incêndios florestais e para reflorestamento», quando os fogos na Amazónia estão a causar emoção mundial.

LEIA DEPOIS
Trump diz que Johnson é «o homem certo» e promete acordo comercial rápido

«A França, país da Amazónia. Preserve esse bem comum da humanidade», é o título de um artigo publicado hoje pelo Journal du Dimanche, assinado pela governante francesa e pelos representantes políticos da Guiana, território francês da América do Sul, fronteiriço com o Brasil e que é tocado diretamente por estes incêndios. Esta proposta surge na sequência do «fracasso» do fundo brasileiro, explicam os responsáveis.

«Biodiversidade excecional desaparece pouco a pouco»

«A floresta amazónica, que se estende por nove países, incluindo a França, perdeu mais de 550.000 km2 [quilómetros quadrados] nos últimos dez anos», e após uma moratória de vários anos, o desmatamento começou a acelerar, «principalmente no Brasil», lamentam. «Esses hectares perdidos são todos sumidouros de carbono aniquilados, é uma biodiversidade excecional que desaparece pouco a pouco», acrescentam, aplaudindo a recusa de Macron de ratificar o atual acordo comercial da UE-Mercosul.

Por isso, «face ao fracasso do Fundo Amazónia, do Brasil», sugerem um «fundo internacional, que não dependesse diretamente dos Estados, e que pudesse lançar ações de luta concretas, pontuais, dirigidas diretamente aos atores locais, contra incêndios florestais e para o reflorestamento».

Os signatários também pedem «à União Europeia que duplique o seu fundo de desenvolvimento inter-regional dedicado à biodiversidade e ao desenvolvimento da Amazónia».

LEIA MAIS
Previsão do tempo para segunda-feira, 26 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS