Floyd morreu de asfixia indica autópsia pedida pela família

George Floyd foi assassinado às mãos da polícia norte-americana, devido à pressão feita no seu pescoço, concluiu o médico legista responsável pela autópsia pedida pela família.

Floyd morreu de asfixia indica autópsia pedida pela família

George Floyd foi assassinado às mãos da polícia norte-americana, devido à pressão feita no seu pescoço, e o afro-americano estava sob o efeito de drogas, concluiu o médico legista responsável pela autópsia pedida pela família.

O afro-americano, de 46 anos, teve uma “parada cardíaca e pulmonar” por causa da forma como foi imobilizado pela polícia, indicou em comunicado, esta segunda-feira, o médico legista do condado de Hennepin.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira, 2 de junho

No relatório, listou “outros parâmetros importantes: arteriosclerose e pressão alta; envenenamento por fentanil [um opiáceo]; uso recente de anfetaminas”. Até aqui, o médico legista oficial garantiu não ter “provas físicas que apoiassem o diagnóstico de asfixia traumática ou estrangulamento”.

“O efeito combinado da detenção e imobilização da polícia de Floyd, o historial médico e a possível presença de substâncias psicoativas no corpo provavelmente contribuíram para a sua morte”, tinha escrito no relatório preliminar.

Uso de drogas e a hipertensão não foram a causa da morte

Algo que acontece depois de os advogados da família terem apresentado os resultados de uma autópsia efetuada por especialistas “independentes”.

Os médicos “concluíram que a morte foi resultado de asfixia prolongada à pressão”, disse o advogado Ben Crump, numa conferência de imprensa. George Floyd, suspeito pela polícia de falsificar uma nota falsificada de 20 dólares, morreu quando foi detido em Minneapolis, no norte dos Estados Unidos, há uma semana.

De acordo com imagens que já percorreram o mundo, um agente manteve-o imobilizado no chão, ajoelhado sobre o seu pescoço por quase nove minutos.

Polícia acusado de homicídio

O polícia, Derek Chauvin, 44, foi demitido, detido e acusado de homicídio. Os três outros agentes presentes no momento dos eventos também foram despedidos, mas não foram até ao momento sujeitos a qualquer acusação.

O drama causou ondas de indignação um pouco por todo o país. De Nova Iorque a Los Angeles, de Filadélfia a Seattle, centenas de milhares de norte-americanos têm-se manifestado contra a brutalidade policial, o racismo e a desigualdade social.

As manifestações terminaram muitas vezes em confrontos com a polícias, em pilhagens e tumultos, levando várias cidades a mobilizar a Guarda Nacional e a impor o recolher obrigatório.

LEIA MAIS
Covid-19: Os 17 conselhos de um dos maiores especialistas do mundo

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS