Nem imagina o que as flatulências das vacas estão a fazer ao meio ambiente

Soa a piada, mas os arrotos e flatulências das vacas são um problema para todos nós. E a solução pode passar pelo cocó dos cangurus.

Nem imagina o que as flatulências das vacas estão a fazer ao meio ambiente

Quase de certeza que não estaria à espera de ler hoje uma notícia em que o destaque fosse para as flatulências de vacas. Mas a verdade é que é necessário falar disto. Até porque nem imagina o que estão a fazer ao meio ambiente. É que o gás metano proveniente dos arrotos e flatulências das vacas são um grande problema para todos nós. Pois o metano é o segundo maior contribuidor de gases de efeito de estufa. E aproximadamente 30 vezes mais potente do que o dióxido de carbono no aquecimento da atmosfera.

Leia depois
Estes são os 5 países onde vai querer estar para sobreviver a uma guerra nuclear
Estudo revela os cinco melhores países para se estar em caso de guerra nuclear e Portugal não é um deles (… continue a ler aqui)

Agora, cientistas da Washington State University (WSU), nos Estados Unidos da América, avançam com uma solução para este problema. Sendo que esta é igualmente fedorenta e passa pelo cocó de canguru. Explicam os investigadores, que realizaram um estudo publicado na Biocatalysis and Agricultural Biotechnology, que a cultura microbiana que se desenvolve a partir das fezes dos cangurus acaba por inibir a produção de metano. Os especialistas chegaram a esta conclusão depois de efetuarem uma simulação do estômago de uma vaca.

Problema real para as alterações climáticas?

Mas será que as emissões de metano provenientes do gado são realmente um problema? A resposta é sim. Salientam os autores do estudo que estamos perante uma preocupação muito real para as alterações climáticas. Até porque mais de metade do metano libertado para a atmosfera tem origem no setor agrícola. Sendo os bovinos e caprinos os maiores contribuintes.

Junte-se a nós no Instagram

Ao longo dos tempos têm sido tentadas diversas soluções. Que vão de dieta para as vacas como inibidores químicos para a produção de metano. Só que nada disto tem sido eficaz a longo prazo. Agora, acreditam os especialistas que a solução pode estar no cocó dos cangurus. Que contém bactérias produtoras de ácido acético, em vez de produtoras de metano. O teste revelou que estas bactérias conseguem substituir os micróbios produtores de metano ao longo de vários meses. A próxima etapa será experimentar tudo isto em vacas reais.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS