Fim do Mundo: 9 formas de como a vida na Terra pode acabar

Desde mudanças climáticas catastróficas a alienígenas hostis, são estes alguns dos cenários traçados por cientistas que podem ditar o fim do mundo.

Fim do Mundo: 9 formas de como a vida na Terra pode acabar

Por exemplo, no filme Depois da Terra, de 2013, uma série de terremotos, inundações, tsunamis e outros desastres naturais fazem com que o planeta fique inabitável para os humanos, que se instalam num novo planeta chamado Nova Prime. Embora o filme possa ser pura fantasia, muitos cientistas estão preocupados com outros cenários perigosos, alguns deles mais assustadores do que qualquer que tenha sido retratado no filme. De acordo com os cientistas estas são as nove formas de como a vida na Terra pode acabar.

As 9 formas de como a vida na Terra pode acabar.

1. Aquecimento global

Mãe de todos os medos apocalípticos, as mudanças climáticas são a maior ameaça que o planeta enfrenta, afirmam muitos cientistas. A mudança climática pode tornar o clima extremo mais severo, aumentar as secas em algumas áreas, alterar a distribuição de animais e doenças em todo o mundo e fazer com que certas áreas mais baixas do planeta sejam submersas como consequência do aumento do nível do mar. As mudanças podem levar à instabilidade política, seca severa, fome, colapso do ecossistema e outras que tornam a Terra num lugar inóspito para se viver.

2. Asteróide

É o pilar dos filmes de desastres, mas os cientistas estão realmente preocupados que uma rocha espacial possa destruir a Terra. O impacto de um meteoro provavelmente condenou os dinossauros e, no evento de Tunguska, um meteoroide maciço danificou cerca de 2.000 quilômetros quadrados da floresta siberiana em 1908. Ainda mais assustador, talvez, é que os astrônomos conhecem apenas uma fração do rochas espaciais à espreita no sistema solar.

Pandemia antecipou puberdade das raparigas e cientistas descobriram porquê
Cientistas concluíram que ratos utilizados no estudo que foram expostos ao dobro da duração da luz azul passaram pela puberdade numa idade mais jovem que os restantes. (… continue a ler aqui)

3. Ameaça pandémica

Novos patógenos mortais surgem a cada ano: pandemias recentes incluem surtos de SARS (síndrome respiratória aguda grave), gripe aviária e, mais recentemente, um coronavírus chamado MERS que se originou na Arábia Saudita. E por causa de nossa economia global altamente interconectada, uma doença mortal pode se espalhar como um incêndio. “A ameaça de uma pandemia global é muito real”, disse Joseph Miller, coautor (junto com Ken Miller) do livro “Biology” (Prentice Hall, 2010).

4. Fungos

Embora as ameaças bacterianas sejam perigosas, as ameaças fúngicas são ainda mais assustadoras, explicou David Wake, curador do Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia, Berkeley. “Tivemos uma nova doença fúngica anfíbia que está a ter efeitos devastadores”, disse Wake sobre o fungo quitrídio que está a dizimar sapos nos Estados Unidos. Um fungo igualmente fatal em humanos seria catastrófico. Apesar de as bactérias serem mortais, a verdade é que há antibióticos muito eficazes. Em comparação, sabemos muito menos sobre o tratamento de infecções fúngicas, disse Wake à LiveScience.

Robôs letais

5. Doenças criadas em laboratório

As doenças naturais não são as únicas a temer. Em 2011, a comunidade científica ficou indignada com o facto de vários investigadores terem criado uma versão mutante da gripe aviária H5N1 que era transmissível em furões e transmitida pelo ar. Os resultados provocaram temores de que doenças mortais criadas em laboratórios pudessem escapar inadvertidamente ou serem libertadas intencionalmente, levando a uma pandemia global.

6. Guerra nuclear

Muitos cientistas estão também preocupados com a clássica ameaça do fim do mundo: a guerra nuclear global. No ano passado, o Bulletin of the Atomic Scientists, uma revista sobre segurança global, fundada em 1945 por ex-físicos do projeto Manhattan, mudou o Relógio do Juízo Final, em cinco minutos para a meia-noite. O relógio mostra quão perto a humanidade está da destruição com uso de armas nucleares, biológicas ou graças à mudança climática global.

7. Ascensão do robô

O Exterminador do Futuro pode ser ficção científica, mas as máquinas de matar não estão longe da realidade. Recentemente, as Nações Unidas pediram a proibição de robôs assassinos – presumivelmente porque os especialistas temiam que vários países os estivessem a desenvolver. Muitos cientistas da área da computação acham que a singularidade, o momento em que a inteligência artificial supera a inteligência humana, está próxima. Se esses robôs serão ajudantes benevolentes ou o flagelo da humanidade ainda está por saber. Mas muita coisa pode correr mal quando há robôs hiperinteligentes armados com armas letais.

Descoberta causa que provoca os engarrafamentos quando não há acidentes
Quem anda na estrada sabe as infinitas horas que pode passar no trânsito. Já reparou que por vezes não há acidentes e mesmo assim há engarrafamentos? (… continue a ler aqui)

8. Superpopulação

O medo de um globo superpovoado existe desde o século 18, quando Thomas Malthus previu que o crescimento populacional causaria fome em massa e sobrecarregaria o planeta. Com a população global situação nos sete mil milhões e a aumentar, muitos conservacionistas acreditam que o crescimento populacional é uma das principais ameaças ao planeta. Naturalmente nem todos concordam: muitos pensam que o crescimento populacional se estabilizará nos próximos 50 anos e que a humanidade inovará para escapar das consequências negativas da superlotação.

9. Efeito bola de neve

Embora cada um destes cenários possa acontecer, a maioria dos cientistas acha que um efeito bola de neve de vários eventos é mais provável. Por exemplo, o aquecimento global pode aumentar a prevalência de patógenos e, ao mesmo tempo, causar mudanças generalizadas no clima. Enquanto isso, o colapso do ecossistema pode dificultar um pouco a produção de alimentos, sem abelhas para polinizar plantações ou árvores para filtrar a água agrícola. Assim, em vez de uma catástrofe, vários fatores relativamente pequenos contribuíram para que a vida na Terra se degradasse gradualmente.

Foto: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS