Feto de 10 centímetros retirado de cérebro de bebé de 1 ano

A bebé já apresentava problemas a nível motor, bem como a cabeça com tamanho fora do comum. O feto foi removido através de cirurgia.

Uma bebé de um ano tinha o feto do irmão gémeo alojado no cérebro.  O feto, com cerca de 10 centímetros, foi removido através de cirurgia.

Para ler depois
Mulher morre após ficar 9 anos com feto calcificado no abdómen
Só há registo de 290 casos no mundo de mulheres que tenham ficado com um feto calcificado no corpo (… continue a ler aqui)

Esta condição é rara – acontece um caso em cada 500.000 nascimentos e estão documentadas cerca de 200 ocorrências – e tem o nome de ). Acontece quando um feto não viável ou malformado é absorvido pelo gémeo, que acaba por desenvolver-se normalmente.

O  “gémeo parasita” foi descoberto após os pais recorrerem ao médico, preocupados com o aumento da cabeça e problemas motores da filha. Os testes de ADN confirmaram que a massa encontrada no cérebro da bebé era, de facto, o seu irmão gémeo, que conseguiu desenvolver-se alimentando-se do seu sangue.

Feto já tinha desenvolvido membros superiores, com pontas de dedos

De acordo com o Daily Mail, quando descoberto, o feto já tinha desenvolvido membros superiores, com pontas de dedos, e foi possível observar a coluna vertebral, fémur e tíbia. Segundo o El Mundo, ambos os fetos compartilharam a mesma placenta, mas cada um deles estava no seu próprio saco amniótico.

Ainda não é garantido, pelo menos para já, que a bebé de um ano não tenha ficado com danos permanentes.

A anomalia foi documentada por uma equipa de cientistas da Universidade de Fudan, em Xangai, China, e o estudo foi publicado na revista Neurology.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Inês Neves; Fotos: DR e Yuri Shirota no Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS