Faltam 46 dias para o Natal. Sabe por que gostamos tanto desta data?

Faltam 46 dias para o Natal. Sabe por que gostamos tanto desta data?

Por que razão a humanidade no geral aprecia tanto esta época festiva? Que comece a contagem decrescente.

Faltam menos de 50 dias para o Natal. A celebração do nascimento do menino Jesus não deixa a maioria das pessoas indiferente, mas porquê?

De acordo com um estudo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, existe uma maior satisfação no cérebro humano em todo o processo de adquirir produtos. Tanto receber ou dar presentes provocam uma boa reação mental, demonstram várias ressonâncias magnéticas.

Gratidão é outra palavra que surge muito durante o Natal quando rodeado por família e amigos. O cérebro quando sente grato, activa áreas responsáveis pelos sentimentos de recompensa, reconhecimento moral, julgamentos subjectivos de valor, justiça e referência pessoal.

LEIA MAIS: Toy: «Na noite de Natal tenho sempre um saco de marijuana em casa. Toda a gente fuma»

Fazer compras, viajar ou cozinhar podem também ser uma atividade antistress quando até nessa altura pode parecer ser maçador. Há uma enzima (a MMP-9) que ataca uma molécula (a nectina-3) e assegura as funções sinápticas, reduzindo o stress.

Comida é um apanágio do Natal, especialmente os doces. Comer açúcar estimula o sistema de recompensa do cérebro. Ao comermos muito, é possível desenvolver desejos de açúcar. Mas cuidado, pois isso acaba por afectar bastante a saúde. É necessário estarmos atentos às crianças, porque estes impulsos podem ser criados durante a infância – especialmente no Natal e noutras épocas em que se coma mais do que é normal – e passar para a idade adulta, aumentando o risco de obesidade.

Por outro lado, há quem tenha um pico de tristeza no Natal, sem razão aparente. O Huffington Post relaciona essa sensação com a desordem afectiva sazonal, que é uma forma de depressão clínica que pode ocorrer durante os meses de Inverno e Outono. Em 2014, foi relacionada a altos níveis da proteína que transporta a serotonina, um neurotransmissor que afecta o humor. Quanto mais alta, menor a actividade da serotonina. Este tipo de depressão é complexa e mais frequente em mulheres. O jornal aconselha o recurso a um médico.

Deixamos a contagem decrescente para o Natal em baixo no relógio. Faltam mesmo menos de 50 dias!

LEIA MAIS: 6 problemas no pénis que surgem com a idade

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS