Falso sedutor do Facebook faz dezenas de vítimas mas acaba em liberdade

Acabou libertado, depois de detido pela PJ, o falso sedutor com perfil de modelo com metade da idade no Facebook. Convencia mulheres a enviarem-lhe fotos eróticas e depois chantageava-as.

Falso sedutor do Facebook faz dezenas de vítimas mas acaba em liberdade

O esquema permitiu a um homem de 53 anos de idade, sem profissão, manter um nível de vida elevado durante meses. Usava uma foto de um modelo com metade da idade dele num perfil falso no Facebook para seduzir mulheres, solteiras e casadas. O esquema é conhecido por «sextortion» – crime de extorsão sexual. O indivíduo ganhava a confiança das vítimas e convencia-as a enviarem-lhe fotos eróticas, usadas depois as chantageá-las, obrigando-as a entregarem-lhe centenas de euros a troco do silêncio. Tinha o cuidado de nunca contactar pessoalmente as mulheres até ter sido detido pela Polícia Judiciária de Vila Real. Foi detido, mas acabou libertado pelo tribunal.

LEIA DEPOIS
Traficantes de Matosinhos ateam fogo a rival por causa de desaparecimento de haxixe

Dezenas de vítimas no Facebook um pouco por todo o País

PJ identificou seis vítimas de sextortion e acredita poder vir a identificar muitas mais

A PJ acredita que terão sido dezenas as vítimas deste esquema de sextortion em todo o País, já que existem processos em várias comarcas, pelo mesmo crime. Os inspetores identificaram até ao momento seis situações, mas acreditam poder chegar a muitas mais. O homem escolhia criteriosamente as vítimas no Facebook. «Criou amizade com várias mulheres, convencendo-as a facultarem-lhe fotografias ou filmes de cariz íntimo/sexual», confirma a PJ, citada esta quinta-feira, 6 de agosto, pelo JN.

Primeiro apelava ao coração, depois assaltava a bolsa

Solicitava 500 a 800 euros e as vítimas não pagassem ameaçava mostrar imagens íntimas

Uma vez na posse de imagens comprometedoras enviadas pela vítima, abordava-a com a história de que o irmão paraplégico necessitava de dinheiro para uma cadeira de rodas. Por norma, solicitava 500 a 800 euros e algumas das vítimas prestavam-se a ajudar. Se fossem relutantes ao pedido, partia para a ameaça: se não pagassem, publicava as imagens de cariz sexual no Facebook, incluindo namorados, companheiros ou maridos. Perante a ameaça, muitas terão cedido.

LEIA TAMBÉM
Violência doméstica e agressões acabam com casamento de três meses

Não dava a cara, nem para receber o dinheiro

Saltava de cidade em cidade, permanecendo em hotéis e residenciais por períodos curtos

O burlão nunca recebeu o dinheiro fruto da sextortion pessoalmente. Combinava locais de entrega onde depois recolhia o dinheiro. Saltava de cidade em cidade, permanecendo em hotéis e residenciais por períodos curtos. O Ministério Público e o juiz que o ouviram depois de a Polícia Judiciária o ter detido mandaram-no em liberdade. Está obrigado a apresentar-se duas vezes por semana às autoridades e proibido de aceder a redes sociais e de contactar com as vítimas.

 

LEIA AGORA
Ricardo Salgado recebe pensão mensal de 90 mil euros

Impala Instagram


RELACIONADOS