Falso médico detido no Algarve por burla de três milhões

Suspeito montou esquema em pirâmide e burlou mais de uma centena de vítimas em cerca de três milhões. Já foi condenado em Espanha por exercer em clínica de cirurgia plástica com certificado de teologia.

Falso médico detido no Algarve por burla de três milhões

Um burlão italiano, que já foi condenado em Espanha por se fazer passar por médico, foi detido pela Polícia Judiciária, no final da semana passada, em Almancil, Loulé. Daniele Straniero, 43 anos, é suspeito de ter angariado cerca de três milhões de euros através de um esquema em pirâmide, que fez mais de uma centena de vítimas. Tendo em conta os antecedentes criminais e o perigo de fuga, o Tribunal de Instrução Criminal de Évora decidiu aplicar a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

A partir do Algarve, onde vivia há cerca de um ano, delineou um esquema para lucrar milhões. Para atrair financiadores, prometia juros avultados por investimentos em fundos financeiros e em seguros. Nos primeiros tempos, recompensou quem lhe confiou milhares de euros, usando o dinheiro que angariava de novos aderentes. Porém, com cada vez menos pessoas a aderir ao esquema, começou a ter dificuldades para cumprir os compromissos assumidos. Quando a bolha rebentou, vários investidores enganados apresentaram queixa e a investigação que se seguiu permitiu à Polícia Judiciária do Sul avançar para a detenção do burlão na sexta-feira da semana passada.

Exercia em clínica de cirurgia plástica com certificado de teologia

Levado ao Tribunal de Évora, o juiz de instrução criminal não teve dúvidas e ordenou a prisão preventiva do suspeito. Para a aplicação desta medida de coação contribuiu o passado criminoso de Daniele Straniero. Em 2017, o italiano foi condenado a uma pena de ano e meio de prisão pelo Tribunal de Tenerife, em Espanha. Os magistrados espanhóis deram como provado que, entre 2010 e 2012, Daniele Straniero exerceu as funções de médico na clínica de cirurgia plástica International Beauty Life, situada nas ilhas Canárias.

Todavia, para comprovar as competências técnicas, dispunha somente de um diploma do Trinity Institute of Christian Counseling, que o falso médico dizia ter sede no Reino Unido, mas que, na verdade, era um centro de estudos de teologia dos Estados Unidos da América. A mentira só foi descoberta quando Daniele Straniero tentou inscrever-se no Colégio de Médicos de Santa Cruz de Tenerife e os serviços deste organismo foram tentar confirmar a veracidade das credenciais apresentadas pelo alegado médico. Tal como dá conta o JN, o italiano seria detido pelas autoridades espanholas ainda no ano de 2012, já depois de, ao longo de dois anos, ter efetuado o diagnóstico e prescrito tratamentos a centenas de utentes da clínica de cirurgia plástica.

LEIA AINDA
Mãe mostra filha no hospital após ser drogada em discoteca
Mãe mostra filha no hospital após ser drogada em discoteca [imagens fortes]
Claire Taplin, natural de Essex, partilhou imagens e vídeos da filha, Millie Taplin, de 18 anos, que mostram a jovem no hospital após ter ingerido uma bebida com droga, que lhe foi dada por um desconhecido. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS