Fabricante dos tanques Leopard oferece-se para aumentar a produção

A empresa alemã que fabrica os carros de combate Leopard 2 ofereceu-se hoje para aumentar a sua produção se houver um consenso político, após o debate aberto realizado nas últimas semanas sobre o envio dos blindados para a Ucrânia.

Fabricante dos tanques Leopard oferece-se para aumentar a produção

O administrador-chefe da empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW), Ralf Ketzel, afirmou que não há problemas de abastecimento de suprimentos que compliquem um possível aumento na produção dos tanques Leopard. “Até agora, ninguém nos disse que não seria possível”, declarou Ketzel à agência de notícias DPA, antes do início da Conferência de Segurança de Munique. “O que precisamos é de um consenso político claro”, acrescentou.

Para ler depois
Conheça as capacidades militares de Ucrânia e Rússia em 2023
As capacidades militares da Rússia ultrapassam em larga escala as da Ucrânia. Para evitar que o arsenal bélico russo esmague os territórios invadidos, Zelensky conta cada vez mais com o Oeste (… continue a ler aqui)

A Alemanha foi um dos países que mais atrasou a confirmação do envio de tanques à Ucrânia, acabando por fazê-lo após os Estados Unidos também declararem que enviariam os seus tanques aos ucranianos. A invasão russa – justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 7.155 civis mortos e 11.662 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais, além de vários milhões de deslocados internos e refugiados.

Impala Instagram


RELACIONADOS