Explosão de carro bomba faz pelo menos 76 mortos e 40 feridos

Carro explodiu num posto de controlo de estrada em Mogadíscio, na Somália.

Explosão de carro bomba faz pelo menos 76 mortos e 40 feridos

Pelo menos 76 pessoas morreram e 40 ficaram feridas este sábado, 28 de dezembro, pela explosão de um carro num posto de controlo de estrada em Mogadíscio, na concorrida interceção que liga a capital somaliana à localidade de Afgoye, segundo fontes médicas.

LEIA DEPOIS
Presidente da Comissão Europeia pede reavaliação do prazo para acordo comercial

Este número de vítimas mortais é provisório e conservador, sublinhou o médico Yahye Ismail, referindo que apenas tem em conta os mortos nos hospitais Erdogan e Maddina, para onde se insta a população a doar sangue. «Pediu-se a outros pacientes, familiares e inclusive a médicos, enfermeiras e pessoal do hospital que doem sangue com urgência para ajudar as vítimas. A situação é má», disse Ismail à Efe.

Entre os mortos há dois engenheiros de nacionalidade turca, que no momento da explosão realizavam obras na estrada que une Mogadíscio a Afgoye, e vários estudantes universitários que se encontravam dentro de um miniautocarro a atravessar o cruzamento.

O atentado ocorreu às 08h00 locais (05h00 em Lisboa), quando um presumível suicida fez rebentar o veículo perto de uma repartição de impostos, num posto de controlo em cujos arredores havia carros patrulha, estudantes e vendedores de um estimulante vegetal. As equipas de emergência já estão na zona afetada, de acordo com informações de médicos locais. Até ao momento, nenhum grupo terrorista reivindicou a autoria do sucedido, apesar de o grupo jihadista Al Shabad se ter manifestado contra a construção desta estrada.

Somália em estado de conflito desde 1991

Mogadíscio sofre frequentemente atentados do Al Shabad, organização terrorista que se filiou em 2012 na rede internacional Al Qaeda e que controla parte do centro e sul da Somália, onde aspira a instaurar um Estado islâmico de cariz wahabi (ultraconservador).

A Somália vive em estado de conflito e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohamed Siad Barré, o que deixou o país sem governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas e senhores da guerra, escreve a agência Efe.

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para este domingo, 29 de dezembro

Impala Instagram


RELACIONADOS