EUA garantem que general iraniano estava a preparar ataques a embaixadas

Qassem Soleimani tinha «ataques iminentes» preparados contra infraestruturas norte-americanas, «incluindo embaixadas, bases militares e instalações norte-americanas em toda a região», afirmou o secretário de Estado em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira.

EUA garantem que general iraniano estava a preparar ataques a embaixadas

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse esta sexta-feira, 10 de janeiro, que o general iraniano Qassem Soleimani, morto num ataque norte-americano no Iraque, estava a preparar atentados contra embaixadas dos Estados Unidos da América.

LEIA DEPOIS

Donald Trump diz que sanções contra Irão já estão em vigor

Secretário de Estado dos EUA diz que Soleimani tinha preparados ataques contra infraestruturas norte-americanas

Qassem Soleimani tinha «ataques iminentes» preparados contra infraestruturas norte-americanas, «incluindo embaixadas, bases militares e instalações norte-americanas em toda a região», afirmou o secretário de Estado em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira.

Ataque dos EUA ocorreu três dias depois de um assalto à embaixada norte-americana

O general Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds, morreu na sexta-feira passada num ataque aéreo contra o carro em que seguia, junto ao aeroporto internacional de Bagdad, ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No mesmo ataque morreu também o vice-presidente da coligação de grupos paramilitares pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis, conhecida como Mobilização Popular [Hachd al-Chaabi] , além de outras oito pessoas.

O ataque ocorreu três dias depois de um assalto inédito à embaixada norte-americana que durou dois dias e apenas terminou quando Trump anunciou o envio de mais 750 soldados para o Médio Oriente.

Irão anunciou que vai deixar de respeitar os limites do tratado nuclear

O Irão prometeu vingança e anunciou no domingo que deixará de respeitar os limites impostos pelo tratado nuclear assinado em 2015 com os cinco países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas – Rússia, França, Reino Unido, China e EUA – mais a Alemanha, e que visava restringir a capacidade iraniana de desenvolvimento de armas nucleares. Os Estados Unidos abandonaram o acordo em maio de 2018.

No Iraque, o parlamento aprovou uma resolução em que pede ao Governo para rasgar o acordo com os EUA, estabelecido em 2016, no qual Washington se compromete a ajudar na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico e que justifica a presença de cerca de 5.200 militares norte-americanos no território iraquiano.

Irão lança mísseis como «operação de vingança» da morte do general Soleimani

Na passada quarta-feira, mais de uma dúzia de mísseis iranianos foram lançados contra duas bases iraquianas, em Ain al-Assad e Arbil, que albergam tropas norte-americanas. Esta ação foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma «operação de vingança» da morte do general Qassem Soleimani.

A televisão estatal iraniana referiu que esta operação militar foi designada «Mártir Soleimani» e que matou «pelo menos 80 militares norte-americanos», mas Donald Trump negou a existência de baixas.

EUA anunciou que Washington ia intensificar as sanções económicas contra o Irão

Numa comunicação ao país, o Presidente dos EUA anunciou que Washington ia intensificar as sanções económicas contra o Irão. Esta sexta-feira, a administração Trump anunciou novas sanções contra o Irão, que visam oito altos funcionários do regime e os maiores fabricantes de metais do país.

De acordo com o anúncio, os Estados Unidos designaram 17 produtores de metais e sociedades mineiras iranianas, uma rede de três entidades com sede na China e nas Seicheles e um navio envolvido na compra, venda e transporte de metais iranianos, bem como no fornecimento dos componentes críticos para a produção de metal, explicou o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin.

Lusa

LEIA MAIS

Avião que caiu no Irão com 176 pessoas a bordo terá sido abatido por míssil iraniano

Impala Instagram


RELACIONADOS