Estudante invade cabinas de comboios para fazer vídeos no Tik Tok

Um estudante, de 20 anos, invadia as cabinas de comboios e, com as carruagens em andamento, filmava vídeos para publicar na rede social Tik Tok.

Estudante invade cabinas de comboios para fazer vídeos no Tik Tok

Um estudante, de 20 anos, invadia as cabinas de comboios e, com as carruagens em andamento, filmava vídeos para publicar na rede social Tik Tok.

Esta semana o jovem foi surpreendido em casa, em Sintra, por agentes da PSP. Foi constituído arguido por sabotagem informática, furta e dano.

Também foram apreendidos dezenas de passes falsos de transportes públicos, chaves que só a tripulação dos comboios dispõe e até um dispositivo de validação de cartões de acesso da CP – Comboios de Portugal exclusivos a funcionários.

Do interior da cabina, o jovem poderia – por exemplo – acionar o freio de emergência e forçar a paragem, com perigos óbvios. Foram vários os vídeos publicados em que se vê o rapaz a dançar dentro da cabina.

As imagens eram sempre animadas por pequenas frases, nas quais o estudante brinca com o facto de estar a fazer-se passar por revisor.

Buscas na residência

Devido à ampla divulgação, o caso chegou ao conhecimento da CP, que apresentou uma denúncia na PSP de Lisboa. Foram, então, efetuadas diligências, que permitiram à Divisão de Investigação Criminal (DIC) identificar o infrator.

Foram também os polícias da DIC que, anteontem, se deslocaram à residência do jovem, em Sintra, para o constituir arguido. Na mesma ocasião, realizaram uma busca à casa e apreenderam documentação relacionada com a CP, inclusive falsos passes, carimbos e um dispositivo que valida cartões de acesso à rede da empresa.

Foram encontradas ainda dezenas de chaves, entre as quais as que permitem abrir as portas das cabinas. “Só a tripulação dos comboios, que inclui os revisores, é que tem essas chaves. Não sei como é que ele conseguiu uma chave dessas”, refere António Barata Domingues.

O presidente do Sindicato dos Maquinistas acrescenta que este tipo de invasão não é novo. “Há três anos, também circularam umas imagens de grafiteiros no interior das cabinas de comboios. Devia-se aumentar os níveis de segurança“, refere ao JN.

LEIA AINDA
Moçambique: Deslocados enganam a fome com folhas de feijão e sal
Moçambique: Deslocados enganam a fome com folhas de feijão e sal
As folhas de feijão que crescem junto à casa precária em Pemba enganam a fome da família de 30 pessoas de Virgílio Chimuemue, 61 anos, deslocados da guerra em Cabo Delgado, norte de Moçambique. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS